Já é sabido que a cidade de Gramado harmoniza perfeitamente com um bom vinho. Afinal, com sua paisagem aconchegante, friozinho serrano e gastronomia renomada, não poderia ser de outra forma! No entanto, é comum pensar que todas as boas vinícolas estão somente no Vale dos Vinhedos. Mas sabia que há excelentes vinícolas em Gramado também? Falamos mais sobre elas logo abaixo, vem com a gente!

3 Vinícolas em Gramado que você vai amar!

Gostamos de destacar o fato de que é importante conhecer as vinícolas em Gramado, pois delas saem produções excelentes. É verdade que o Vale dos Vinhedos ganha mais destaque, por conter algumas das Melhores Vinícolas do Brasil e do Mundo. E você pode, sim, conhecê-las por meio de passeios com saída de Gramado!

Porém agora, é hora de descobrir as preciosidades que o interior da cidade do Natal Luz reserva para os amantes do vinho!

#1- Vinícola Ravanello

Foto aérea de uma das vinícolas em Gramado a Ravanello

A vinícola Ravanello está localizada na estrada entre Gramado e Nova Petrópolis e é considerada uma Vinícola Boutique. Sabe por quê? Devido a sua produção reduzida (a Ravanello produz no máximo 50 mil litros de vinho por ano). Isso acontece pois seu foco está em buscar a qualidade, no lugar de quantidade, em seu produto.

Suas mudas foram trazidas da Itália e plantadas em um sistema de espaldeira. Dessa forma, as videiras ficam na posição horizontal, o que facilita a colheita. Aliás, em Gramado o período de colheita acontece entre os meses de fevereiro e março. Ah, outra curiosidade sobre a produção da Ravanello é que para cada quilo de uva são produzidos 500 ml de vinho. Interessante, né?

A visitação na Ravanello começa na sua parte exterior e termina com a degustação de seus vinhos e espumantes, no lado de dentro. Prepare-se para apreciar seu parreiral, descobrir como funciona o processo de produção de cada tipo de vinho e espumante. Tudo é explicado por um enólogo especializado. E sabe o que é melhor? Sua experiência com o vinho nunca mais será igual depois desse passeio!

Para otimizar seu tempo, você pode unir nesse mesmo dia uma visita ao Snowland, o Maior Parque de Neve Indoor da América Latina. Uma vez que a vinícola Ravanello está localizada em frente a ele. Vale lembrar: as visitações guiadas da vinícola são feitas de segunda à sábado às 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.

Aproveite e garanta seu ingresso para o Snowland Parque de Neve!

#2 – Vinícola Jolimont

Vinícolas em Gramado barris de vinho gigantes

Essa vinícola não está exatamente em Gramado, mas sim em Canela. No entanto, devido a proximidade destas duas cidade (apenas 7 km de distância) resolvemos incluí-la na lista. Localizada na área rural de Canela, na localidade chamada Morro Calçado, a Vinícola Jolimont está esperando por você!

Sua história começa em 1948, quando o francês Jacques Pierre Jules Brierre encontrou nesta localidade terras semelhantes as de sua cidade natal. Hoje, a Jolimont é conhecida por sua produção de caráter único, isso porque são todos puramente artesanais.

Justamente por isso eles não trabalham com grandes produções. Você nunca vai encontrar um vinho Jolimont em um supermercado, por exemplo. A vinícola defende que o gosto do seu produto poderia deteriorar-se ao ser transportado. É assim que a Jolimont foi ganhando sua fama internacional, devido ao trabalho com uvas selecionadas e produção limitada.

A visitação lá acontece todos os dias, das 8h às 14h, e aos domingos entre 9h e 16h. Além do mais, a visita é feito somente no seu interior, diferente da Ravanello no qual é possível conhecer seu parreiral. Ainda assim, a Jolimont possui mais variedades de vinhos e sua degustação se trata de uma experiência única e necessária.

Outro detalhe importante é que a vinícola Jolimont vende seus vinhos somente em caixas. O bom é que você pode montar uma com diferentes tipos de vinho, não precisa ser o mesmo! A compra é feita no momento da degustação, não há uma loja para você adquirir os produtos depois. Diferente, né?

#3 – Dunamis Vinhos Finos

fachada de uma das melhores vinícolas em Gramado a Dunamis Vinhos Finos

A Dunamis é um vinícola em Gramado cujos passos começaram a ser dados em 2010. Sua proposta é unir a tradição milenar do vinho com a descontração da modernidade. É assim que tudo lá é feito, sendo uma experiência sensorial única para quem visita.

Seu espaço conta com 585 m² e seus ambientes são extremamente intimistas. A Dunamis busca descomplicar a experiência que você tem com o vinho e inclusive afirmam: “a melhor harmonização é uma boa conversa!” Por isso sua filosofia busca unir elegância com jovialidade. Interessante proposta, viu só?

Foi o senhor José Antônio Peterle quem resolveu explorar as Terras da Campanha Gaúcha, buscando desenvolver sua paixão por vinhos. Por isso, em Gramado estão a loja, Wine Bar e escritório administrativo da vinícola. Já em Dom Pedrito (na Campanha Gaúcha) estão 15 hectares de vinhedos para a produção de vinhos finos. E em Cotiporã, estão outras 10 hectares para a produção de seus espumantes.

Um vinho de destaque da vitivinícola é o Dunamis Tannat, eleito em 2015 pela Avaliação Nacional de Vinhos, o melhor vinho do Brasil. Sabe o que mais? Você pode degustá-lo ao fazer a visitação!

Outro dado a ressaltar é a preocupação ambiental que a Dunamis tem. Para você ter uma ideia, eles utilizam mínimas quantidades de agroquímicos e, como consequência disso, utilizam menos água também. Além do mais, suas garrafas são mais leves, o que significa menos material para sua produção. 😉

Adquira seu Curso de Degustação na Dunamis Vinhos Finos!

Não se limite a conhecer somente as Vinícolas em Gramado

Queremos que você veja a importância de reservar um tempo para conhecer as vinícolas e Wine Bar localizados em Gramado. Entretanto, conhecer o Vale dos Vinhedos precisa ser item obrigatório no seu roteiro se você for um amante de vinhos. O melhor, é que desde Gramado saem Passeios para conhecer Bento Gonçalves e seus vinhedos, como por exemplo:

O Tour Vale dos Vinhedos

fachada vinícola em Gramado Cave de Pedra

Formada pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, a região do Vale dos Vinhedos vai impressionar você. Neste passeio para o Vale dos Vinhedos você conhece três vinícolas conceituadas, são elas:

  • Casa Valduga: a vinícola com maior cave de espumantes da América Latina. Além de uma infraestrutura única e mais de 140 anos produzindo vinhos renomados.
  • Torcello Boutique: que são especializados em elaborar vinhos finos de alta qualidade, aproveitando ao máximo as condições geológicas e climáticas da região.
  • Cave de Pedra Winery: também especializadas em vinhos de excepcional qualidade, requinte e bom gosto. A visitação à Cave Pedra é uma verdadeira experiência sensorial. Esta se trata da Primeira Boutique de Vinhos do Brasil!

Esse passeio é muito mais que um simples turismo pela região dos vinhedos, se trata de uma experiência diferente. Pois nele você não degusta somente excelentes vinhos, mas também eleva seus conhecimentos sobre os mesmos. E ainda descobre muito sobre a história da região. Afinal, todas essas qualidades são heranças que os primeiros imigrantes italianos deixaram para seus filhos e netos.

Imagem aérea da Vinícola em Gramado Casa Valduga

Além disso, nesse passeio você também visita a queijaria Valbrenta, um empreendimento familiar com produção em baixa escala e qualidade única. Eles produzem somente 50 quilos de queijo por dia. Sabe por quê? Pois os mesmos são vendidos somente para quem visita a queijaria! Dessa forma, garantem um produto fresco, artesanal e de alta qualidade.

Fique atento! Esses passeios incríveis precisam de reserva prévia

É isso mesmo, não tente chegar em Gramado e tentar conhecer esses locais sem reserva prévia, ok!? Dizemos isso pois são muitos os turistas que não se planejam e terminam perdendo a oportunidade de desfrutar dessas experiências. Por isso reserve antes!

Aqui no TourOn, você encontra essa oportunidade e sobretudo, muitas vantagens! Quer conhecer?

  • Você encontra encontra aqui o seu Passeios para o Vale dos Vinhedos.
  • Pode parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito.
  • Escolhe, você mesmo, a data para fazer o passeio.
  • Emite o Voucher de confirmação da sua reserva logo após o pagamento.

Você sabia que o TourOn é a Maior Plataforma de Atividades Turísticas do Brasil? E que também foi pensada para você se planejar e garantir os melhores passeios para sua viagem? Então aproveite, reserve o seu Passeio Para o Vale dos Vinhedos e conheça as melhores vinícolas dessa região!

Depois disso garanta aquele curso para conhecer a Dunamis Vinhos Finos e suas produções extraordinárias. Afinal, com o TourOn você pode conhecer o melhor das vinícolas em Gramado e no Vale dos Vinhedos. Ah, se ainda ficou com dúvidas, descubra Porque Comprar seus Passeios no TourOn é a melhor alternativa – e aproveite! 🍷

Descubra o melhor da Serra Gaúcha - ver mais