Foz do Iguaçu coleciona uma atração mais interessante que a outra. A cidade que faz fronteira com Argentina e Paraguai tem reservas biológicas, cataratas colossais e muito mais para surpreender você. Por isso, escolhemos nove passeios em Foz do Iguaçu para você explorar uma das cidades mais completas turisticamente do Brasil!

Descubra quais passeios em Foz do Iguaçu você não pode perder

Nós sabemos que nem sempre é possível incluir tudo o que um destino oferece em nosso roteiro. No entanto, você pode se informar para escolher aqueles passeios que parecem mais interessantes para você. E, dessa forma, você planeja sua viagem, otimiza seu tempo e desfruta ao máximo dele! Então, que tal começar agora?

#1 – Cataratas do Iguaçu e Parque Nacional del Iguazú

Cataratas do Iguaçu vistas de cima - passeios em foz do iguaçu

As cataratas são maravilhas naturais de 275 quedas de água, localizada entre Foz do Iguaçu, no Brasil e Misiones, na Argentina. Dessa forma, é possível conhecê-las pelo lado brasileiro ou argentino. Cada um reserva sua beleza particular e ambas se complementam em um espetáculo natural único.

Desde o lado brasileiro há uma passarela que leva você até bem próximo das cataratas. Ah, e a vista é panorâmica, ou seja, ela abrange as cataratas de conjunto. Já no lado argentino você se aproxima bastante das quedas, podendo vê-las desde cima! O passeio do lado hermano é um pouco mais longo, sendo necessário dois dias para concluí-lo.

Para conhecê-las (cataratas argentinas e brasileiras) é preciso ingressar pelo Parque Nacional do Iguaçu ou Parque Nacional del Iguazú. Estas são reservas ambientais (cada uma administrada pelo seu país) cujas atrações não se limitam somente às cataratas.

Dentro do Parque Nacional do Iguaçu (no Brasil) há:

  • trilhas;
  • mirantes;
  • animais silvestres;
  • e uma paisagem que você nunca viu!

Sabe o que mais? É de dentro do Parque Nacional que sai um dos passeios em Foz do Iguaçu que você mais precisa fazer: o Macuco Safari!

#2 – Macuco Safari

grupo de turistas em um bote no Macuco Safari - passeios em foz do iguaçu

Este é nada mais nada menos que o passeio mais importante e interessante de Foz do Iguaçu. Nele, um bote leva você até a Garganta do Diabo. Esse nome refere-se ao ponto de maior número de quedas das Cataratas. São mais de 70 metros de altura e 2,7 km de extensão.

Ainda sobre o Macuco Safari, vale lembrar que o passeio é operado por profissionais que conhecem o percurso e as cataratas perfeitamente. Por isso, você pode se soltar e aproveitar com muita adrenalina, mas sem preocupações, ok!? Quer saber como funciona?

  • Em um carro, você fará um passeio por dentro do Parque, acompanhado de um instrutor e explicações sobre a vegetação dali.
  • Depois desse trajeto vem a parte da caminhada, em um trilha bem limpa e estruturada até chegar ao momento de embarcar no bote.
  • A partir de agora você já estará na embarcação e em meio a muitas manobras desfruta do cenário paradisíaco. Todos precisam estar sentados e se desejarem podem tirar fotos também. A medida que você se aproxima da Garganta do Diabo, você se molha mais!
  • É assim mesmo, a galera se molha mesmo, no entanto, vale muito a pena. Imagine conhecer de perto essas quedas impressionantes! O passeio é emocionante e merece estar no seu roteiro.

#3 – Parque das Aves

Papagaia colorido no Parque de Aves - passeios em foz do iguaçu

Fonte: Parque das Aves

Outro tesouro de Foz do Iguaçu é o Parque das Aves! Nesse lugar você encontra aves belíssimas de cores e tamanhos variados. O lugar é realmente impressionante, pois as pessoas o buscam com uma expectativa e saem de lá maravilhados com a experiência.

Gostamos muito deste lugar porque mais que um parque funciona como um refúgio para reabilitação de aves ameaçadas. Lá, profissionais pesquisam, estudam e trabalham para que as aves vivam soltas e inseridas novamente no seu habitat natural.

Outro aspecto interessante desse Parque é o local onde as aves ficam. Lugares abertos, livres de grades ou instrumentos que limitem o movimento delas. A aves ficam soltas e até interagem com você! Lindo, não é mesmo

Aproveite para adquirir o passeio que leva você até o Parque das Aves e desfrute muito! 

#4 – Usina de Itaipu

Homem entrando com guarda-chuva na Usina de Itaipu - passeios em foz do iguaçu

Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A Binacional Itaipu é a maior geradora de energia renovável do mundo. É considerada Binacional por ser uma empresa estatal brasileira e paraguaia. Estando em Foz do Iguaçu você terá a oportunidade de conhecer essa maravilha arquitetônica. Desde suas dependências até todo o processo de geração de energia da usina.

Além do mais, eles estão superpreparados para receber os turistas e contar sua história. Quer saber como conhecer a Usina de Itaipu?

  • Faça o Itaipu Circuito Especial: prepare-se para entrar em um mundo desconhecido e cheia de informações que você jamais imaginou. Entenda o processo de geração de energia e a arquitetura da barragem, feita para aguentar toneladas colossais de água. São os túneis, saguões e dependências da Usina que contam história e fazem cair o queixo de quem experimenta esse Circuito Especial.

Clique e conheça mais sobre o Circuito Especial de Itaipu!

  • Itaipu Visita Panorâmica: mas se seu tempo é curto e você prefere apreciar a usina somente por fora, não tem problema. Há passeios com Visita Panorâmica, no qual você consegue apreciar a grandiosidade da hidrelétrica, avistar sua barragem e paisagem de forma única e marcante.

Saiba como funciona a Visita Panorâmica

Descubra o poder das Luzes de Itaipu clicando aqui!

#5 – Ruínas de San Ignácio

as Ruinas de San Ignacio com fundo do céu azul com nuvens - passeios em foz do iguaçu

Em 1984 a Unesco declarou as Ruínas de San Ignácio como Patrimônio Mundial da Humanidade. Isso porque esse conjunto arquitetônico conta a história do processo de formação dos países latino-americanos. No local é possível contemplar como eram as casas, igrejas e até os colégios onde os jesuítas alfabetizavam aos povos originários.

As Ruínas de San Ignácio estão a 250 km da fronteira entre o Brasil e a Argentina e são também as maiores da província de Misiones. Quando você chega lá, antes de finalmente conhecer as ruínas, é possível descobrir um pouquinho mas sobre elas. Isso porque há um museu onde algumas peças da época jesuítica estão expostas. Tem até um área multimídia, para ouvir música e entender mais sobre o povo guarani.

Que tal reservar seu Passeio para as Ruínas de San Ignácio? Clique e garanta!

#6 – Passeio de Helicóptero

Helicóptero sobrevoando as cataratas do iguaçu - passeios em foz do iguaçu

Você já imaginou ver toda a grandeza das Cataratas do Iguaçu desde cima? Isso é possível e esse serviço existe! Se trata de um passeio de helicóptero com aproximadamente 10 minutos de duração. O ponto máximo desse passeio acontece ao sobrevoar a Garganta do Diabo com todo seu esplendor.

Além das cataratas é possível observar o encontro do Rio Paraná e o Rio Iguaçu, além da tríplice fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai. Existem várias formas de apreciar o maior conjunto de quedas d’água do mundo. No entanto, por que não fazê-lo de helicóptero? Afinal, a emoção de ver uma beleza natural dessas por completo e o sentimento de contemplar tudo lá do alto só esse passeio proporciona.

Aproveite e reserve seu Passeio de Helicóptero nas Cataratas do Iguaçu

#7 – Passeio de Kattamaram

casal abraçado apreciando o pôr do sol no Kattamaram - passeios em foz do iguaçu

Se você é um fã dos passeios de barco e considera que contemplar a paisagem desde um é uma sensação que merece ser vivida, estamos com você! E por isso indicamos muito o passeio de Kattamaram.

Desde o Porto Kattamaram (píer do Lago Itaipu) sai uma embarcação com capacidade para 200 pessoas. O barco, conforme o nome do passeio já dita, é um catamarã. O mesmo possui dois andares e, na parte de cima, você encontra mesinhas montadas e até um bar! Assim, é possível apreciar a paisagem em um clima superconfortável. <3

Esse passeio é uma outra forma de vislumbrar a Usina de Itaipu, pois a embarcação passa pela barragem dela. Aliás, dependendo do horário que você o fizer, consegue até aproveitar um pôr do sol incrível junto a vista da barragem. Perfeito, não é mesmo?

#8 – Refúgio Biológico

onça preta e onça pintada brincando no Refúgio Biológico - passeios em foz do iguaçu

Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Quando a Usina de Itaipu foi construída, uma unidade de conservação foi criada para preservar a flora e fauna dessa área. Foi assim que o Refúgio Biológico Bela Vista surgiu, para ser uma área de proteção ambiental e preservação permanente. Além de conhecer espécies brasileiras – tanto de animais quanto de plantas – neste passeio você aprende muito sobre consciência ambiental.

Antes de qualquer coisa, ao começar o passeio o visitante planta uma sementinha de árvore nativa. Tudo isso para ajudar no reflorestamento da área. Aliás, você sabia que este vem a ser o maior programa de reflorestamento do mundo feito por uma hidrelétrica? Agora anote aí: incluir o refúgio biológico no roteiro, já!

Saiba mais sobre como garantir seu ingresso para Refúgio Biológico

#9 – Ecomuseu Itaipu

vista de dentro do Ecomuseu - passeios em foz do iguaçu

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Este museu foi criado com o intuito de preservar a história da usina, assim como da região onde a hidrelétrica foi construída. Dentro do roteiro do passeio são mostrados cenários históricos, antigos equipamentos e até um Memorial do Trabalhador. Este último homenageia as 120 mil pessoas que trabalharam na construção da Usina.

No Ecomuseu são desenvolvidas diversas atividades nas quais a comunidade de Foz do Iguaçu (e quem se interessar) possa interagir com o espaço. A ideia é incorporar em todos os que o visitam a busca por mais consciência ambiental.

Há mais passeios em  Foz do Iguaçu do que você imagina!

Sempre afirmamos: Foz do Iguaçu é uma das cidades mais completas do Brasil. Sabe por quê?

  • Por fazer fronteira com dois países culturalmente diferentes;
  • por abrigar o Maior Conjunto de Quedas D’água do Mundo;
  • e o melhor de tudo: por mesclar as culturas do Brasil, Paraguai e Argentina perfeitamente!

Toda essa interação da Tríplice Fronteira é responsável pela diversidade de passeios em Foz do Iguaçu. Assim como pela a alegria dos turistas que retornam para suas casas maravilhados!

túnel com pouca iluminação da Usina de Itaipu Binacional - passeios em foz do iguaçu

Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Um detalhe muito importante é que todas essas atrações são pagas – e a demanda é enorme. Então, antes de ir viajar, programe-se e adquira os ingressos e passeios com antecedência! Assim você evita a frustração e garante só alegria 🤗.

E então, gostou das nossas dicas? Quer descobrir mais passeios em Foz do Iguaçu para incluir no seu roteiro? Deu vontade de correr para arrumar as malas e explorar cada cantinho de Foz? Na gente também! Mas antes disso, que tal se informar um pouquinho mais e descobrir quais são os Principais Pontos Turísticos de Foz do Iguaçu? Clique e confira, a gente conta tudo para você!

faixa de chamada com imagem das Cataratas de fundo escrito: Evite Transtornos. Garanta seus ingressos para Foz do Iguaçu - ver mais