Chegar ao destino exige determinação, firmeza, sobriedade e fé. E quando se trata, justamente, de um destino de fé, o Santuário Nacional de Aparecida vale cada esforço. Imagine que este é o Segundo Maior Templo Católico do Mundo! 😮 Lá você encontra a imagem original da padroeira do Brasil. Quer saber onde fica a Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida? A gente conta isso e muito mais logo abaixo!

O local recebe milhões de fiéis anualmente e no dia 12 de outubro (feriado em homenagem à padroeira) espera receber milhares de pessoas novamente. Saiba mais sobre como funciona e onde fica o principal destino de turismo religioso do Brasil!

Um pouco de história sobre a Basílica de Nossa Senhora Aparecida!

Há 300 anos, pescadores encontraram, no rio Paraíba a estátua de Nossa Senhora. Eles tinham o difícil objetivo (pois não era época de pesca) de encontrar muitos peixes para a comitiva do governador. Depois de diversas tentativas fracassadas, fizeram uma oração à Mãe de Deus, pedindo apelo para uma boa pescaria.

Milagrosamente, ao jogar a rede, encontraram o corpo da padroeira. Após jogar novamente a rede, encontraram sua cabeça, o que os deixou perplexos. O mais curioso veio depois do encontro da estátua. A quantidade de peixes que apanharam foi tanta que precisaram retornar ao porto para preservar a canoa.

parte interna da capela das velas - onde fica a Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

Impressionante, não é mesmo? Listamos abaixo algumas curiosidades sobre o Santuário Nacional, dá uma olhada:

  • A igreja foi idealizada pelo arquiteto Benedito Calixto, para que sua forma seja igual a de uma cruz grega. São 173 metros de comprimento, uma cúpula de 70 metros e 168 metros de largura.
  • A Basílica tem capacidade para 45 mil pessoas.
  • A Torre do Relógio, que compõe o local, tem 18 andares.
  • O recorde anual de visitantes foi em 2014. 12,2 milhões de pessoas!
  • Em 1978, um visitante destruiu a imagem da Nossa Senhora Aparecida. Depois de recolhida, a imagem foi reconstruída com todos seus pedacinhos.
  • A Basílica já foi visitada por três Papas (João Paulo XVI, Bento XVI e Francisco).

Onde fica a Basílica da Nossa Senhora Aparecida e como chegar

estrada em preto e branco com as fachas do meio amarelas - sem carros

Agora que você conhece mais sobre esse lugar tão especial e místico, precisa saber como chegar lá, não é mesmo? Aparecida está à 189 Km de São Paulo e para chegar até lá há diferentes formas.

Transfer

Esta costuma ser a forma mais prática, confortável e segura. Além de ter ótimo custo-benefício, você será levado até a porta do seu hotel e terá ajuda para carregar bagagens. Além disso, devido ao trânsito que costuma ter no local, um transporte seguro e tranquilo é a melhor opção.

Descubra as Vantagens de Aquirir seu Tranfer no TourOn!

Ônibus

Desde o Terminal Rodoviário do Tietê saem ônibus direto para Aparecida. No entanto, se você vem de outro estado, o ideal é desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, pois está mais perto da cidade. É importante consultar bem os horários de saída, bem como valores, ok!?

Aluguel de carro

Esta é outra opção interessante para chegar até o Santuário. Lembre-se de estudar bem o caminho para chegar até lá. Como muitos fiéis visitam o local no feriado do dia 12 de outubro, leve em consideração o trânsito neste dia, ok?

O que visitar na Basílica da Nossa Senhora Aparecida

vista por dentro da capela do santíssimo, com luzes amareladas, como envelhecidas

A infraestrutura da Basílica conta com museu, lojinhas, mirantes e vários espaços para contemplação. As principais atrações são:

Basílica nova

Já falamos sobre ela nas curiosidades: ela é colossal e toda sua área tem 1,3 milhão de metros quadrados. Foi feita para abrigar o Nicho da Imagem Milagrosa de Nossa Senhora.

Capela do Santíssimo

Localizada à direita do altar da Basílica nova, a Capela do Santíssimo impressiona. Sua cúpula é revestida com pastilhas de porcelana banhadas a ouro. Além disso, nos mosaicos estão representados os quatros evangelistas: João, Lucas, Marcos e Matheus.

Nicho da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Principal atração para quem visita o local, o nicho onde está a imagem tem pastilhas de porcelana pintadas a ouro. Atrás da imagem há um parede de 37 metros de altura embelezando mais o local. O lugar fica aberto para visitação todos os dias, das 5h às 22h.

Capela de São José

Do lado oposto à Capela do Santíssimo e ao lado esquerdo do altar, a Capela de São José é outro espaço especial para orações. No seu painel central está representado o Sonho de São José. Nele o Anjo Gabriel diz para São José não temer em escolher Maria como sua esposa.

Campanario

Inaugurado em dezembro de 2016, o campanário tem 13 sinos, sendo 12 dedicados aos apóstolos. O projeto é do grandíssimo Oscar Niemeyer, sabia? Está próximo da Passarela da Fé e de noite recebe iluminação especial!

Museu de Cera

Este é o único Museu de Cera do mundo dedicado a Virgem Maria, legal né? Lá você verá 65 estátuas e 20 cenários diferentes. Se trata de um museu de cera com cunho religioso. Lá, personalidades como Santa Teresa de Calcutá e Papa João Paulo II e até personalidades atuais como Papa Francisco, estão representados.

Aproveite para adquirir seu Tour pelo Santuário e conhecer esses lugares encantadores!

Não coloque limites, coloque fé em seus sonhos!

bíblia com um terço no meio dela para marcar a página

Imagine você lá, conhecendo o Segundo Maior Templo Católico do Mundo. Tocando as paredes de uma construção colossal que carrega parte da história e cultura do Brasil. Se trata de uma vivência única, ao lado de pessoas que buscam bênçãos para uma vida melhor. Logo, fazer deste mundo um lugar melhor!

Programe e Reserve seu passeio com Antecedência!

agenda aberta em cima da mesa com um vaso de flores cor de rosa perto

A melhor forma para explorar o Santuário é indo com um Tour. Isso porque são passeios feitos em grupo e com guia especializado. Esses profissionais exploram todos os dias o lugar, por isso sabem quais são os melhores horários para visitação. Desta forma você otimiza seu tempo, conhece o melhor do santuário e experimenta sensações que só esse momento pode te trazer!

No entanto, assim como o Santuário, os passeios também tem uma forte demanda. Devido ao número de fiéis, principalmente no feriado de 12 de outubro, reservar os passeios com antecedência é fundamental.

O TourOn tem passeios completos e pensados para surpreender quem visita esse local religioso e cheio de história. E sabe o que é melhor? Só tem vantagens!

  • Os roteiros são completos e com guias especializados.
  • A escolha da data do passeio é no ato da compra.
  • O investimento é menor e conhecimento é muito maior!
  • Há parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

São só benefícios, viu só! Milhões de pessoas visitam esse lugar incrível todo o ano, você não vai ficar de fora, certo?

Afinal, agora você já sabe onde fica Nossa Senhora Aparecida, já pode reservar seu passeio e desbravar o lugar. Ficou na dúvida? Então a gente conta mais para você o Porque Comprar seus Passeios no TourOn! Você vai amar ter chegado até aqui, então clique aqui e confira este conteúdo!

Explore sua Fé em Aparecida - VER MAIS