Está indo para Gramado e não sabe muito bem o que fazer por lá? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar você com isso. Conhecer um novo lugar nos enche de emoção, não é verdade!? São tantas possibilidades de lugares, passeios, comidas e entendemos que fica difícil saber por onde começar.

Abaixo separamos os principais atrações dessa cidade tão linda, para você voltar para casa cheio de histórias para contar e saber, direitinho, o que fazer em Gramado!

Porque é importante se programar para saber o que fazer em Gramado?

Gramado é uma das cidades mais visitadas do Brasil e muitas de suas atrações costumam ter muita demanda. Para evitar a frustração de não poder conhecer algum ponto, o legal é saber mais sobre ele antes. Pesquise, pergunte e informe-se!

Lago Negro

Uma das paisagens mais lindas de Gramado é, sem dúvidas, o Lago Negro. A paisagem é romântica e bucólica, as árvores te abraçam e o ar puro te limpa. Parece poético, não!? É que é impossível falar deste lugar sem se sentir inspirado!

Na sua margem há pinheiros que foram trazidos da Floresta Negra, localizada no sudeste da Alemanha.  O lago foi construído na década de 50, após o local ter passado por um incêndio que destruiu toda a sua área.

O Lago Negro possui ótima infraestrutura, com restaurante, banheiros e até pedalinhos. Não deixe de passar por lá, e não vai esquecer a câmera, hein!

Visita ao Lago Negro é indispensável em qualquer época do ano!

Foto: Ana Pacheco

MiniMundo

É sempre uma encantadora surpresa a delicadeza do MiniMundo. Nele você encontra a miniatura de cidades e as réplicas dos principais pontos turísticos do mundo, construídos nos mínimos detalhes. A cada visita é possível se deparar com uma novidade no parque!

A história do MiniMundo é linda. Atendendo ao pedido das crianças da família, o pai e o avô construíram uma casinha de bonecas e um conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura bem em frente ao Hotel Ritta Höppner, que pertence à família.

Pensando em entreter os hóspedes do hotel, as construções em miniatura foram aumentando, o que acontecesse até hoje! Todas as peças são feitas em escala de 1×24, ou seja, são 24 vezes menores que as originais. Dá para acreditar? É realmente mágico!

Um mundo em miniatura no parque que é uma das principais atrações da cidade.

Aldeia do Papai Noel

Cidade do Natal Luz, onde mais o Papai Noel poderia viver? A Aldeia do Papai Noel é o Único Parque Natalino do Brasil e a morada oficial do bom velhinho na América do Sul.

Está aberto o ano todo para divertir crianças e adultos.Lá você encontra atrações muito legais, como:

  • Renas do Papai Noel;
  • Pirâmide de Natal;
  • Praça da Neve;
  • Árvore dos Desejos;
  • Casa do Papai Noel (original em estilo bávaro);
  • Fábrica de Brinquedos;
  • Museu do Brinquedo;
  • Chalé dos Ursos;
  • Chafariz;
  • Presépio com bonecos eletrônicos;
  • Oratório;
  • Casa das Miniaturas;
  • Trenzinho e Monorail!

Papai Noel sorrindo na Aldeia do Papai Noel em Gramado

Parque do Caracol

Quem está em Gramado não pode deixar de conhecer a Cascata do Caracol. Essa maravilha natural está em Canela. Cidade vizinha, Canela está a apenas 7km de distância de Gramado e há fácil acesso entre elas.

Trata-se de 25 hectares de área, queda d’água de 131 metros e 730 degraus, caso você queira descer até a base.  O local está no Parque do Caracol, apenas alguns minutos do centro de Canela.

Dentro do parque há um elevador que te leva até um mirante, onde é possível apreciar a cascata de frente! Eles oferecem binóculos para observar a paisagem, essa atração é cobrada e o ingresso você adquire diretamente no local.

Cascata no meio da natureza

Snowland

Como se não bastasse, em Gramado está o maior parque de neve Indoor das Américas, o Snowland Parque de Neve. A passagem por lá é obrigatória, desde quem vai sozinho ou com crianças até casais. Vai perder? Nem pensar, não é!?

O local tem:

  • pista de patinação;
  • simulador de esqui 7D;
  • Tubing (boia usada para descer da Montanha de Neve);
  • estrutura para práticas de esqui e Snowboard;
  • e muito mais!

Não sabe esquiar? Não esquenta, não! Você pode fazer aulas de esqui e snowboard e também pode alugar os equipamentos lá. Caso já tenha os seus, pode levá-los, ok?

O local está superpreparado, tem praça de alimentação, playground e o aluguel das roupas já está incluso no valor do ingresso. Inclusive, o ideal é comprar os ingressos com antecipação pela Internet. Assim você garante valores promocionais e não precisa enfrentar fila ao comprar diretamente no parque!

Saiba mais sobre os ingressos para o Snowland!

Pessoas descendo na rampa de neve no Snowand

Museus

Gramado é pequena, porém tem vários museus! Listamos os principais para que você possa escolher os que mais te interessam. 😉

Harley Motor Show

Com um cenário inspirado nos bares de Las Vegas, este museu agrada até aqueles que escolhem passar longe das motos. Isso porque se trata de uma verdadeira viagem no tempo! Os quase 30 modelos da marca Harley-Davidson trazem à tona quase um século de história.

Para chegar no Harley Motor Show é só anotar o endereço aí: Av. das Hortênsias, 5577, no sentido Canela-Gramado.

Harley-Davidson exposta no Museu Harley Motor Show em Gramado

Museu de Cera

O Museu de Cera é excelente, e as réplicas são muito boas. Você encontrará celebridades como:

  • Ayrton Senna;
  • Marilyn Monroe;
  • Neymar;
  • Michael Jackson;
  • e até o Shrek!

Isso porque também há estátuas de personagens fictícios, como o Jack Sparrow e o Harry Potter.

Quem vai ao Harley Motor Show vai ao Museu de Cera, e não é um ditado que criamos, não. É que ambos museus estão no mesmo prédio, o de cera está situado no subsolo do da Harley. A compra dos ingressos é conjunta,  ou seja, dá direito a visitar os dois! Assim fica fácil visitar museu, não é mesmo!?

Exposição da sala presidencial do EUA com Abraham Lincon, Barack Obama e outros presidentes de cera - Museu de Cera - Gramado

Hollywood Dream Cars

Nem só as motos da Harley vão te dar uma aula de história, os carros  do Hollywood Dream Cars também! Lá estão raridades como Cadillac, Lincoln, Ford e Rolls Royce. São dezenas de carros antigos expostos. Bora fazer um tour pela Época de Ouro?Anota aí para conferir tudo.

O Hollywoood Dream Cars fica na Av. das Hortênsias, 4151 – Avenida Central, em Gramado.

Exposição de carros antigos no Museu Hollywoood Dream Cars de Gramado

Salão SuperCarros

Depois de dar um volta pela Época de Ouro, que tal conhecer agora outro mundo? Chegou a vez das Ferraris, Porsches, Lamborghinis e dezenas de outros gigantes do mundo automotivo.

O Salão SuperCarros reúne os principais modelos esportivos da atualidade, e não é só para ver não, sabia? Se você quiser pilotar o local oferece este serviço também. É uma experiência sem igual, seja você apaixonado por carros ou não! O Salão SuperCarros fica na Av. das Hortênsias, 4635 – Centro, em Gramado.

Carro supermoderno exposto no Salão SuperCarros de Gramado e que é possível pilotar

Museu do Festival de Cinema

Anualmente em agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado. Agora você pode apreciar um pouco dessa cultura o ano inteiro! O Museu do Festival de Cinema é o primeiro Museu de Cinema Interativo & Contemporâneo da América Latina!

Se você é cinéfilo de plantão, não perca a oportunidade de conhecer esse lugar. Lá estão o patrimônio artístico do cinema brasileiro e latino-americano. Há um acervo cinematográfico incrível com textos, imagens, cartazes e documentos originais. Acredite, é de tirar o fôlego! O endereço do Museu do Festival do Cinema é Av. Borges de Medeiro, 2659 – Centro, Gramado.

Câmera cinematográfica antiga no Museo do Festival do Cinema de Gramado

Aproveite para economizar nos ingressos dos museus!

Essas são as informações sobre o que fazer em Gramado que nós, do TourOn, separamos para você. Há muitas outras atrações para aproveitar e, por aqui, seguiremos contando semanalmente um pouquinho mais sobre essa cidade fantástica. Não vai querer perder essas dicas, certo!? Então curte a nossa FanPage e acompanhe tudo em primeira mão! Ah, e antes de ir, temos um outro conteúdo ótimo para você, com Dicas de Gramado para você não ficar na mão por lá. Clique e veja o conteúdo completinho!

Descubra o melhor da Serra Gaúcha - ver mais