Um dia, há mais de 291 anos, surgia uma das Mais Belas Cidades do Brasil – e destinos turísticos nacionais mais procurados por turistas locais e estrangeiros: Fortaleza. A capital do Ceará encanta pelas praias, artesanatos, parques aquáticos e um acervo cultural cuidadosamente preservado! Antes que você nos pergunte o que fazer em Fortaleza tendo tantas opções, nós respondemos logo abaixo! Vá buscando o papel e a caneta para não perder nada! ✍

Por que preparar um roteiro antes da viagem?

o que fazer em Fortaleza. Na foto: a cidade vista desde o mar.

Com organização e tempo – dizia Pitágoras – acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito. Talvez, além das descobertas matemáticas, o filósofo tenha desvendado a fórmula para uma viagem de sucesso. Não é exagero, não! Planejar as férias é o caminho de sucesso para uma experiência inesquecível. Dentro dessa organização, pensar o roteiro é item básico.

Não importa se você começou a se organizar com meses de antecedência ou duas semanas antes da viagem. Sempre faça um pequeno roteiro com os lugares que você quer conhecer. Assim, você otimiza seu tempo na cidade, sem precisar ficar pesquisando onde começar seus passeios já estando lá.

Por conta disso, elencamos abaixo lugares imperdíveis para você descobrir o que fazer em Fortaleza. Assim você sai na frente com seu roteiro bonitinho e as férias perfeitas garantidas! 💚

Comece pelos Museus

Se você quiser começar pelas praias, porque elas são irresistíveis mesmo, não tem problema. Mas a visita aos museus é parada obrigatória, ok? Imagine você que Fortaleza está repleta deles? Para se surpreender com essa cidade comece pelo:

Conheça os passeios para as principais Praias de Fortaleza e ame cada uma delas!

Museu do Ceará

o que fazer em Fortaleza. Na foto; Museu do Ceará

Primeiro espaço de arte criado no estado, o Museu do Ceará tem hoje 85 anos de fundação. Recheado de peças da arte popular como cordéis publicados entre o anos 40 e 2000 – são mais de 900 exemplares. Além disso o museu guarda objetos como medalhas, moedas, quadro e até peças arqueológicas. Muitos desses bens estão ligados à escravidão, a movimentos abolicionistas e literários.

Conhecer Fortaleza é, principalmente, conhecer sua zona histórica. Até porque, antigamente, a costa marítima da cidade era pouquíssimo valorizada, sabia? É sim, o local era visto como lugar para largar lixo e zona habitada pelos setores mais precários. Hoje isso é, evidentemente, um passado extremamente distante.

Museu da Fotografia

O que fazer em Fortaleza. Na foto: pessoas dentro e uma galeria de arte observando obras fotográficas.

Fonte: Museu da Fotografia

Outro museu muito interessante para conhecer em Fortaleza é o da Fotografia. Inaugurado em 2017, dotado de três andares e mais de duas mil obras, o lugar reúne registros incríveis. Ali estão obras de profissionais cearenses ou não, mundialmente reconhecidos como do incrível Sebastião Salgado. Um fotógrafo ímpar cujo trabalho está comprometido com problemáticas sociais e o registro de culturas primitivas de forma impecável. Há outros artistas como:

  • Chico Albuquerque, José Albano e Tiago Santana.
  • Mitos como Cartier-Bresson e os registros de seus “momentos decisivos”.
  • E as faces registradas pelo incrível Steve McCurry. O responsável pelo famoso registro da menina afegã Shabart Gula que havia perdido os pais em um bombardeio.

Museu da Cachaça

O que fazer em Fortaleza. Na foto: museu da cachaça de Fortaleza

Um museu feito para uma das Melhores Criações do Ceará é completamente justo e você vai adorar conhecê-lo. Através de fotos, documentos, maquinaria e outros materiais você entende o processo de produção da cachaça. E ainda faz degustação diretamente de seu tonéis centenários.

Você deve reconhecer a marca Ypióca, não é mesmo? Então, ela é cearense e exportada para o mundo inteiro – principalmente para a Europa. Mais que isso, a famosa aguardente já foi considerada a Melhor do Mundo! Boas razões para conhecer este museu não faltam! 😉

Garanta a diversão nos incríveis Parques Aquáticos de Fortaleza

Talvez a palavra diversão no subtítulo acima não expresse o que os parques aquáticos de Fortaleza podem fazer você sentir. Longe de exagerar, é real que a capital cearense conta, também, com excelentes parques aquáticos. Um deles com Reconhecimento Mundial! Veja abaixo:

Beach Park

o que fazer em Fortaleza. Na foto: tobogãs do Beach Park

O Beach Park está localizado em Aquiraz, mas é programa imperdível para quem está hospedado em Fortaleza. Considerado um dos Maiores Complexos de Diversão Brasileiro, o lugar conta com excelente infraestrutura. Têm barraca de praia, hotel, restaurantes e mais de 18 brinquedos incríveis. Que vão dos mais tranquilos aos mais radicais, como o Insano (toboágua com uma queda de 41 metros de altura). 😱

Para você entender o que significa esse oásis da diversão, em 2017 o Beach Park foi eleito o 2º Melhor Parque Aquático do Mundo pelo TripAdvisor. E é, atualmente, o Melhor Parque Aquático da América Latina. Sem mais, nos despedimos. ✋ Estamos indo para o Beach Park agora mesmoooo! 🏊‍

Quer ir com a gente? Então confira o transfer até o Beach Park! E venha você também!

Engenhoca Parque

O que fazer em Fortaleza. Na foto: criança escalando na parede do Engenhoca Parque

Ainda em Aquiraz você tem a opção de curtir outro parque de diversões, o Engenhoca. A proposta do lugar é ser um parque ecoeducativo, repleto de áreas verdes, contando também com mangue, dunas e até sertão. É isso mesmo, há um verdadeiro encontro de diferentes ecossistemas no Parque Engenhoca. A infraestrutura se estende a museu, ruínas e espaço infantil.

Há pedalinhos, caiaque, tirolesa, arvorismo e outras práticas. Além disso, há um viveiro de pássaros e uma fazendinha com animais. E até aluguel de bicicleta para curtir a paisagem do lugar deslizando por lá. Portanto, se você quer se divertir de forma saudável e com um contato profundo com a natureza, este é o lugar. Pois o Engenhoca Parque proporciona uma experiência diferenciada e cheia de emoção!

Garanta seu ingresso para o Engenhoca Parque e cria uma experiência inesquecível nesta praia!

Explore a Av. Beira Mar

Podemos dizer que a Av. Beira Mar está para Fortaleza como a Paulista está para São Paulo. Seus três quilômetros abrigam hotéis, restaurantes e bares, sendo uma das principais zonas turísticas da capital. Ali você encontra artesanatos, pessoal pedalando, correndo, passeando com mascotes. E também algumas das atrações que irão rechear seu roteiro de férias.

Artesanatos

o que fazer em Fortaleza. Na foto: pratos artesanais de Fernando de Noronha

O povo cearense é carismático, acolhedor e disso não há dúvidas. Mas outra de suas virtudes é a criatividade. Dominando várias técnicas, conseguem transformar materiais como:

  • argila;
  • madeira;
  • couro;
  • fios como linha;
  • e até o cipó em verdadeiras obras de arte.

E sabe o que mais? É em Fortaleza onde você encontra a máxima expressão das criações cearenses. A Feira de Artesanato da Av. Beira Mar tem 26 anos de existência e continua encantando a todos. Localizada no calçadão da Praia de Meireles, seus artesanatos são muito variados e originais. Lá você encontra produtos como bolsas, vestidos, sapatos e acessórios. Além de gostosuras como variedades de castanhas, nozes e outros.

Dar uma voltinha pelos artesanatos de Fortaleza é um programa clássico. Pois além de curtir o movimento você garante as melhores lembrancinhas para quem ficou morrendo de vontade de viajar como você!

Jardim Japonês

Em meio às construções modernas e ar glamuroso da Av. Beira mar está o Jardim Japonês. O lugar, com iluminação e paisagismo típicos do japão, atrai os turistas e moradores de Fortaleza. É ideal para dar aquela descansada depois de uma caminhada tranquila e apreciar o movimento.

Ocupando um espaço de 1.900 m² e cerca de 50 espécies de plantas, o Jardim Japonês foi inaugurado em 2011. Criado para homenagear ao primeiro imigrante japonês que chegou na cidade, no ano de 1923, o Sr. Jussaku. Com uma história assim, você já sabe onde será outra parada obrigatória no seu roteiro: o belíssimo e acolhedor Jardim do Sr. Jussaku!

Sorveteria 50 sabores

o que fazer em Fortaleza. Na foto: sorvete de doce de leite na casquinha

fonte: raspandooprato.com

Nem só com praia você pode se refrescar em Fortaleza, lá você encontra também a sorveteria 50 Sabores. Embora o nome afirme que são 50, hoje a sorveteria conta com aproximadamente 150 sabores:

  • caipirinha, cupuaçu, ricota com rapadura;
  • ou mesmo sorvete de tapioca, café, romeu e julieta;
  • e inclusive um mix de caipirinha e brownie com doce de leite.

A 50 sabores ganhou um espaço tão grande em Fortaleza que hoje é ponto turístico! Não há quem visite a cidade e não passe por lá! Portanto, sua imensa variedade de sorvetes e o atendimento único do local torna imprescindível a sua paradinha por lá! 🍧

Chegou a vez de curtir a Praia de Iracema

O mar da Praia de Iracema, infelizmente, não é ideal para banho. Entretanto, há atrações importantes que você precisa conhecer por ali. O que faz desse lugar um dos pontos turísticos mais visitados de Fortaleza. Conheça:

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Até chegar aqui você já terá certeza absoluta que Fortaleza ganhou seu coração. Contudo, o Centro Dragão do Mar obrigará você a abrir um espacinho mais. A revitalização do bairro de Iracema trouxe com ela, em 1998, um espaço cultural único na capital. Que, inclusive, deveria estar em todos as cidades do Brasil e do mundo.

O espaço reúne sala de teatro, cinema, espaço para shows, arquitetura moderna e galerias de arte. Neste complexo, arte e cultura encontram passe livre para impressionar o público. Dentro dele há também um planetário e ao seu redor casarões neoclássicos, que restaurados, abrigam bares, casas noturnas e restaurantes.

Praça dos Mártires

O que fazer em Fortaleza. Na foto: praça dos mártires

A praça mais bonita da capital cearense é também a mais antiga, inclusive, conta com árvores centenárias em seu conjunto. A Praça dos Mártires já serviu de palco para manifestações sociais importantes e movimentos intelectuais. O que faz deste local a principal testemunha dos acontecimentos histórico da capital.

Hoje suas árvores são o alento de quem busca refrescar-se do calor nordestino. E também ponto turístico e passagem obrigatória para todo o viajante que queira conhecer algumas das belezas neoclássicas de Fortaleza. Está localizada no centro, próximo a Praia de Iracema. Você pode ir até lá de bicicleta ou em uma deliciosa caminhada.

Dê um pulinho em Jericoacoara

O que fazer em Fortaleza. Na foto: surfistas na orla de Jericoacoara, mar calmo e azul cristalino

A antiga vila de pescadores mais querida do Brasil está a 300 km de Fortaleza. É verdade que ela não é um ponto turístico da capital em si. Mas é, sim, um programa imperdível para quem busca o que fazer em Fortaleza. Devido a sua proximidade e, é claro, beleza ímpar.

Jericoacoara é terreno fértil para o surgimento das lagoas azuis, águas mornas e dunas imensas. Lá você assiste o pôr do sol mais bonito que poderia ver! E, também conhece a famosa Pedra Furada. Formação rochosa por onde o sol pode ser visto pelo meio dela. O efeito é espetacular e rende muitas fotos legais também! 📷

Uma das melhores formas de conhecer o cenário deste paraíso é fazendo os passeios de Buggy nas lagoas. Uma vez que, através deles você explora outras praias e lagoas, conhecendo por completo esse cenário único do Ceará.

Inclua Jeri no roteiro descobrindo Como ir de Fortaleza para Jericoacoara de Forma Segura!

Superdica para anotar antes criar o seu roteiro

Reservar passeios para conhecer Fortaleza é outra dica de ouro que você precisa saber para essa viagem. Por quê? A capital cearense é muito visitada e muitos dos pontos turísticos precisam ser reservados antes mesmo.

Não é incomum ver pessoas retornando para suas cidades sem ter visto lugares básicos do destino. Portanto, lembre-se disso e junto com o planejamento do roteiro deixe seus passeios reservadinhos. Afinal, essa é a garantia de que você poderá desfrutar de tudo o que planejou!

imaginou conhecer Fortaleza de barco? Então aproveite este Passeio de Veleiro e curta cada minuto!

Não pare de explorar: continue descobrindo o que fazer em Fortaleza

A capital cearense é a Quinta Maior Cidade do Brasil e há muitíssimo lá para conhecer. Neste post listamos o que fazer em Fortaleza para quem está hospedado na capital. Entretanto, como acreditamos que um roteiro completo é aquele que inclui as melhores atrações de um destino… Listamos, também, os principais pontos turísticos de Fortaleza. Clique e confira, você vai descobrir que decidiu ir para o paraíso!