Você sabia que o Brasil possui uma Capital da Fé? Pelo menos é assim que a cidade de Aparecida costuma ser chamada. A mesma está a 189 km da capital de São Paulo. Seus pontos turísticos são tão cheios de simbolismo e tradição católica e não faltam atividades de o que fazer em Aparecida.

Além disso, é lá que você encontra o Maior Templo Católico do Brasil e segundo maior do mundo. Para descobrir mais sobre essa cidade tão rica em detalhes, confira abaixo tudo de incrível para fazer por lá!

10 Principais Pontos Turísticos de Aparecida!

#1 – Santuário Nacional

vista do Santuário Nacional - O que fazer em aparecida

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

Considerado o maior santuário do Brasil, assim como o maior santuário do mundo, dedicado à Maria. É neste templo que está a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, a Padroeira do Brasil. Por lá passam cerca de 12 milhões de fiéis ao ano e três Papas já o visitaram (João Paulo II, Bento XVI e Francisco).

A basílica que guarda a imagem da padroeira conta com diversos espaços de contemplação. São quatro naves que se juntam em cruz, além de portar de uma cúpula de 70 metros de altura. As capelas são imponentes, homenageando diferentes personagens bíblicos. São espaços tanto de oração como de apreciação.

#2 – Matriz Basílica

parte da fachada da Matriz Basílica com uma estátua na frente

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

A igreja denominada, hoje, como Basílica Velha, foi inaugurada em 1888. Feita em estilo Barroco, já passou por várias reformas. Abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida até a construção da Basílica Nova, em 1980.

Hoje ela é um dos principais pontos turísticos de Aparecida e foi tombada como Monumento de Interesse Histórico, Religioso e Arquitetônico do Brasil. A Matriz está à 500 metros do Santuário Nacional de Aparecida e estão separadas pela Passarela da Fé.

#3 – Passarela da Fé

vista de longe de toda a estrutura da Passarela da Fé e ao fundo a Basílica de Aparecida

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

Ponto de turístico obrigatório de Aparecida, a Passarela da Fé une a Matriz Basílica e o Santuário Nacional. Foi inaugurada em 1972, sua extensão tem 392 metros e 35 metros de altura. É por ela que passam milhões de fiéis e romeiros por ano buscando bênçãos e pagando suas promessas.

#4 – Morro do Cruzeiro

em formato que se assemelha a ampulheta, todo branco, com uma cruz na superfície e muito alto está o Morro do Cruzeiro - o que fazer em aparecida

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

O Morro do Cruzeiro está um pouco mais afastado da cidade, estando do outro lado da Rodovia Presidente Dutra. Quer números que impressionam sobre esse que é um dos principais pontos de visitação de Aparecida?

  • São 685 metros de altitude.
  • Há uma cruz de 23 metros.
  • E, para manter a proporção, a cruz pesa 25 toneladas!

É neste local onde acontece, toda a sexta-feira da Quaresma, a clássica Via Sacra. Além do mais, na sua entrada há um par de mãos em oração, cuja altura é de 15 metros. Obra do artista plástico Adélio Sarro Sobrinho, de São Bernardo dos Campos (SP).

#5 – Mirante da Santa

imagem da estátua enorme da Nossa Senhora Aparecida com céu azul limpo atrás Mirante da Santa - o que fazer em aparecida

Fonte: Mirante da Santa

Este é o maior monumento erguido em homenagem à Padroeira do Brasil. Sua história começa com a pedido à Nossa Senhora, feita por um pai que buscava a cura do câncer da filha. Com a promessa de construir a maior imagem da Padroeira – do mundo. Após a cura da filha, o monumento foi levantado.

#6 – Porto Itaguaçu

sta do início de manhã do Porto Itaguaçu- em o que fazer em aparecida

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

Foi neste local onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada. Ali são feitas peregrinações, onde o fiéis buscam conhecer um pouco mais sobre a história da Santa. Há muitos passeios que incluem este ponto no roteiro. Vale a pena conhecer esse espaço de meditação, paz e, mais que tudo, muita fé!

#7 – Memorial da Devoção

estátuas de cera paradas como se encenassem o encontro da padroeira do brasil sobre as águas dentro de uma canoa no memoria da devoçao - o que fazer em aparecida

Fonte: Memorial da Devoção

Este local foi construído em 2016 e está anexo ao Santuário Nacional. Se trata de um complexo turístico onde estão atrações como:

  • Museu de Cera com mais de 60 peças.
  • O Cine Padroeira.
  • Cantinho dos Devotos Mirins.
  • Espaço para exposições e lojas de artigos religiosos.

#8 – Bontur Bondinhos Aéreos

bondinho verde envidraçado sobrevoando o santuario de aparecida - o que fazer em aparecida

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

Um dos principais pontos turísticos de Aparecida, a Bontur Bondinhos Aéreos, ganhou o Certificado de Excelência pelo TripAdvisor. Os bondinhos fazem a ligação entre a Basílica Nova e o Morro do Cruzeiro. Possuem tecnologia suíça e percorrem 1,1 km de extensão e 120 metros de altura. Por meio deles é possível ter acesso a vista panorâmica de todo o Santuário Nacional! É de arrepiar, de tão lindo.

Saiba como adquirir o Passeios de Bondinho do Santuário Nacional de Aparecida!

#9 – Centro de Apoio ao Romeiro

pavilhsão branco com fachada azul com detalhes em laranja que indica

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

Este não é bem um ponto turístico onde as pessoas vão para apreciar suas instalações, por exemplo. No entanto, é um espaço muito importante para os turistas. Se trata de uma área com toda a infraestrutura necessária para atender aos romeiros em suas principais necessidades.

O local possui duas praças de alimentação, parque de diversões, 380 lojas e até um aquário. Além disso, há fraldários, bebedouros, muitos sanitários e também terminais bancários. Está no pátio do Santuário Nacional e é, com certeza, um ponto supernecessário no passeio à Aparecida.

#10 – Feira Livre

vista de cima da Feira Livre - o que fazer em aparecida

Fonte: Feira Livre de Aparecida

Depois de explorar esse paraíso religioso, você ainda encontra um lugar para levar aquela lembrancinha para a família e os amigos. A feira não tem somente artigos religiosos, ok!? Há produtos eletrônicos, vestuários, lembranças da cidade e até sapatos. Está localizada nos arredores do Santuário Nacional e acontece somente aos sábados e domingos.

Descubra os Passeios para Conhecer a Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida!

Viu só! Não falta o que fazer em Aparecida

Aparecida é uma cidade única, sua história e cultura são enriquecidas pela tradição católica e a história da Nossa Senhora Aparecida. Vale lembrar, mesmo que você não vá pagar promessas ou pedir alguma benção o passeio segue sendo interessante. Uma vez que, apreciar essas construções arquitetônicas e a paisagem da cidade são experiências mais que válidas.

Agora que você já sabe o que fazer em Aparecida, é só se programar para conhecer esse lugar singular! Nesse post explicamos Onde Fica a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e muitas curiosidades sobre esse lugar cheio de espiritualidade. Aproveite e deixe seu like aqui embaixo, assim mais pessoas conseguem aprender sobre este assunto tão bacana!

Explore sua Fé em Aparecida - VER MAIS