Gramado se destaca por suas atrações culturais, parques temáticos, belíssimas paisagens naturais e um compromisso com a excelência gastronômica. Dentro de tanta variedade, dedicar um tempo da sua viagem para conhecer os museus em Gramado é fundamental.

Vamos falar um pouquinho sobre eles, para você organizar o roteiro perfeito e fazer da sua viagem a melhor de todas!

Por que dedicar tempo para conhecer Museus em Gramado?

Entender como as coisas funcionavam no passado é essencial para ver o mundo de outra forma e aproveitar ao máximo o momento presente. Os museus permitem conhecer objetos que antes fizeram parte do dia-a-dia das pessoas, gerando sensações incríveis.

Ir sozinho, acompanhado ou em família, sempre será uma experiência especial. Por isso, falamos mais sobre os principais museus em Gramado. Assim você garante um roteiro completo, muita cultura e histórias lindas para contar!

Quer conferir mais sobre o que fazer em Gramado? Clique e descubra!

Dreamland Museu de Cera

Vista da réplica da sala presidencial da Casa Branca - Dreamland Museu de Cera - Museus em gramado

Fonte: Dreamland

Neste museu você pode ficar cara a cara com seu ídolo, em tamanho real! São mais de 90 personalidades famosas e cenários temáticos. Tem o pessoal do esporte como o Rei Pelé, Neymar e inclusive Mike Tyson. Além de políticos, como os ex-presidentes Barack Obama, Dilma Rousseff e Lula da Silva.

O Museu de Cera fica na Av. das hortênsias, 5507, em cima do Harley Motor Show. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, diariamente. Ah, não esqueça que não é permitido fotografar dentro do museu, ok!?

Harley Motor Show

Moto exposta no Harley Motor Show - Museus em Gramado

Fonte: Harley Motor Show

É neste momento que os apaixonados por moto se deleitam. São mais de 20 motos Harley Davidson perfeitamente conservadas e restauradas. Verdadeiras preciosidades que fizeram tanto sucesso e agora ilustram as galerias do Harley Motor Show!

Além de todos o cenário saudoso, de noite o lugar também funciona como bar. É possível curtir clássicos do rock, regados a boa cerveja e galera interessante. O Museu funciona das 8h às 18h, diariamente. Está localizado no mesmo endereço que o Museu de Cera, acontece que ambos são da grupo Dreams e ao visitar um você já conhece o outro. Não deixe de visitar o Harley Motor Show, você vai se impressionar!

Salão SuperCarros

Carros esportivos expostos na frente do Salão SuperCarros - Museus em Gramado

Fonte: Salão SuperCarros

De todos os museus em Gramado este, o SuperCarros, é um dos mais interessantes!  E o que vemos lá não são máquinas que arrasaram no passado. Pelo contrário, são os carros esportivos mais cobiçados da atualidade. Há Porsches, Ferraris, Lamborghinis e muito outros cuja soma chega a 30 carros expostos.

É possível também pilotar um desses carrões, mas o serviço deve ser pago à parte. O mais barato é o Mustang GT, já a Ferrari e o Lamborghini precisam de um investimento um pouco mais alto. E se você não quiser pilotar mas, sim, ir de carona, é possível também! Você pode ir de Mustang GT, Porsche Cyaman, BMW M3, Camaro SS e muito outros.

O local está aberto diariamente, das 9h às 19h e também fica na Av. das Hortênsias. Não deixe de passar pelo Salão SuperCarros, você vai adorar!

Veja como é fácil comprar seu ingresso para o Salão SuperCarros!

Hollywood Dream Cars

Carros antigos expostos na Hollywood Dream Cars - Museus em Gramado

Fonte: Hollywood Dream Cars

A primeira metade do século XX foram cenário de grandes mudanças sociais e tecnológicas. A televisão mostrava suas primeiras transmissões e a indústria automobilística inovou com carros até hoje idolatrados pelos amantes de automobilismo. Essas raridades estão lá no Hollywood Dream Cars, esperando por você!

Ao bom som de Elvis Presley encante-se com relíquias como Cadillac, Lincoln Continental, Ford Victoria e muito outros. São dois andares com carros de diferentes cores e tamanhos, além de uma equipe especializada para auxiliar você com qualquer dúvida.

O museu fica aberto todos os dias das 8h às 18h e encontra-se na Av. das Hortênsias, 4151. Os clássicos automobilísticos estão todos lá, é um time de peso esperando pra te deslumbrar!

Adquira com antecedência o ingresso para o Hollywood Dream Cars, é superfácil!

Museu do Perfume

Vista interna do Museu do Perfume - Museus em Gramado

Fonte: Museu do Perfume

Você sabe como são feitos os perfumes? Quais os critérios para sua elaboração e o segredo de fragrâncias consagradas? Na Av. das Hortênsias nº 3662, junto a loja Fragram, está o Museu do Perfume. Lá você vai encontrar muitas vitrines com os perfumes mais comercializados no mundo.

Tem o Chanel nº5, um campeão de vendas e até o Violeta di Parma está lá! Esse perfume foi criado por Marie Louise, a segunda esposa de Napoleão Bonaparte. Interessante, não é? Não deixe de dar uma passadinha por lá, está na Av. das Hortênsias, onde estão a maioria dos museus. Assim fica fácil, hein!

Museu da Moda

Vista interna do Museus em Gramado - Museus da Moda-min

Fonte: Museu da Moda

Este lugar interessantíssimo merece sua passada. Imagine 3.500m² de área contando 4.000 anos de história do vestuário feminino. Localizado em Canela, o Museu da Moda expõe peças confeccionadas e também indumentárias e acessórios originais, garimpados em antiquários do mundo todo!

Além das peças fixas, o Museu da Moda também faz exposições temporárias com diferentes temáticas, como a  “Divas do Cinema”. Foram apresentados 13 figurinos um dia usados por personalidades consagradas, como:

  • Marilyn Monroe;
  • Grace Kelly;
  • Audrey Hepburn;
  • entre outras.

O museu funciona de domingo à terça-feira, das 10h às 18h! Já anota aí no roteiro, Museu da Moda não pode faltar!

Quer saber mais sobre o Museu da Moda? Clique e descubra!

Museu dos Beatles

objeto exposto no Museu dos Beatles - Museus em Gramado

Fonte: Museu dos Beatles

Sabia que o Museu dos Beatles do Brasil está em Canela? É sim, o local foi inaugurado em 2016 e propõe uma viagem pelo universo dos garotos de Liverpool. Ao visitar o museu, você aprecia mais de 1000 objetos que contam a história da banda. Vão desde revistas, instrumentos, livros e figurinos até material discográfico.

Este museu é cativante, não somente por contar em ordem cronológica a história de uma das maiores bandas da história. Mas por representar milhares de pessoas que se divertiram, amaram e sofreram ao som deles, nesse contexto histórico.

O lugar está aberto  de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados funciona das 9h às 19h. Está na Av. Ernani Kroeff 521, esperando para lhe contar muitas histórias.

Museu Medieval

Artigos e espadas expostas no Museu Medieval - Museus em Gramado

Fonte: Museu Medieval

Todos sabemos que estamos vivendo um verdadeiro retorno à cultura medieval em vários âmbitos do entretenimento. Seja em séries como Game of Thrones, Vikings ou mesmo nas telonas. Em Gramado, você encontra o Museu Medieval no Castelo Saint George, onde cenários e objetos que ilustraram esse período histórico ficam.

Você vai aprender sobre armas como espadas, machados celtas e até poderá manuseá-los! Se trata de uma aula de história interessantíssima feita para surpreender você. O local está aberto diariamente das 13h30 às 17h30, na R. Júlio Hanke, 94 – Avenida Central. Não perca essa, hein!

Museu do Festival de Cinema

uma das salas do Museu do Festival de Cinema - Museus em Gramado

Fonte: Museu do Festival de Cinema

Se você for um cinéfilo de plantão, Gramado também pensou em você! Palco do primeiro festival de cinema do Brasil, o Palácio dos Festivais conta com um acervo histórico precioso sobre cinema latino-americano. Já são 45 edições do evento, ou seja, há muito para ver em 584 m² com documentos, cartazes e textos originais.

E para que todas essa informação seja apresentada de forma dinâmica, são utilizados projeções e paines digitais. Além de atividades práticas como “Você é o diretor”, “Fotos instantâneas” e totens interativos. O Museu do Festival do Cinema está aberto de segunda à sábado, das 10h às 18h! Vale muitíssimo seu tempo, não deixe de conhecê-lo!

Dicas simples para aproveitar sem preocupação os Museus em Gramado!

Checklist simples para aproveitar sem preocupação os Museus em Gramado

Crie um mapa simples para otimizar seu tempo

A grande maioria dos museus estão na Av. das Hortênsias, neste caso organizar uma ordem para conhecê-los é o ideal. Assim você não precisa ficar indo e voltando. Crie a rota dos museus e ganhe tempo para conhecer outras atrações!

Vai com crianças? Separe mais de um dia para visitar os Museus

Essa dica é valiosa! Visitar museus é muito legal, mas você vai precisar ficar em pé por algum tempo. Geralmente os pequenos cansam mais rápido, por isso escolher mais de um dia para passear com eles irá ajudar.

Compre os ingressos com antecedência Felizmente os parques e museus em Gramado costumam vender seus ingressos também pela internet. O melhor é que o valores são menores e você não enfrenta fila no dia, outra forma de otimizar seu tempo.

Veja como é simples comprar seus Ingressos para a Serra Gaúcha!

Pesquise por Atrações Turísticas que estão perto dos Museus!

Sabia que perto do Museu da Moda está o Mundo a Vapor, uma das principais atrações turísticas da Serra Gaúcha? Então, aproveite para conhecer lá também. E já que você vai ao Museu dos Beatles, dá um pulinho até Canela. Lá você vai encontrar a Catedral de Pedra, considerada uma das sete maravilhas do Brasil!

Não sabe muito sobre a cidade vizinha de Gramado? Então confira 5 Passeios em Canela que você precisa fazer!

Esses são as dicas para você aproveitar cada um dos museus em Gramado. Vá sozinho, com seu amor ou com a família toda. Será sempre um programa superdivertido! Para saber mais sobre essa cidade sensacional, siga a nossa FanPage! A gente adora ajudar você a tirar seu sonho do papel e tornar realidade. Viajar é tudo de bom!

Descubra o melhor da Serra Gaúcha - ver mais