Gramado é uma das cidades mais completas do Brasil. Além de paisagens naturais belíssimas, eventos temáticos incríveis, a cidade possui excelência quando se trata de gastronomia. Isso mesmo! É lá que você encontra alguns dos melhores restaurantes do país!

Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua viagem, selecionamos oito dos melhores restaurantes de Gramado. São opções excelentes para todos os gostos e bolsos!

Os melhores restaurantes de Gramado são aqueles que marcam sua memória e paladar!

1- Galeto Nonna Tena

Sabe aquele galeto crocante, suculento e perfeitamente temperado? Está lá no Galeto Nonna Tena, esperando para te deliciar. Se há algo que eles sabem preparar bem é comida típica italiana. Comece com a sopa de capeletti, passando pela polenta brustolada, tortéis e spaghetti. Tudo acompanhado da salada de maionese e salada verde com bacon!

mesa de galeto completa com massas no Galeto Nonna Tena - Melhores restaurantes de gramado

Toda essas delícias são especialmente preparadas da mão da Nonna Tena e você pode repetir quantas vezes desejar. E se tem preferência por carne mal ou bem passada, pode pedir que eles atendem você com todo carinho. O atendimento do local é excelente e cordial, o ambiente é familiar e acolhedor. Pensou em comida italiana, corra para o Donna Tena!

Quer saber quais os dias disponíveis para ir no Galeto Nonna Tena? Clique e veja!

2- Café Colonial Bela Vista

Quem não gosta de ir para a casa da vó para comer tudo aquilo que sempre quis, à la vonté! Todos nós, não é mesmo!? No Café Colonial Bela Vista, você tem tudo isso e muito mais. Listamos alguns dos pratos para você ficar com água na boca:

  • cesta de pães; frios e chimias;
  • bolos e cuca;
  • torta fria;
  • polenta;
  • pastelzinho e bolinho de queijo;
  • e até frango frito

família desgustando do Café Colonial Bela Vista em um dos melhores restaurantes de gramado

Há bebidas também, como: sucos, chás, chocolate quente e vinhos. Além disso, ainda passam servindo quiche de legumes, empadão de frango, pizza de presunto e queijo, grelhados e torta de maçã. E se sobrar espaço, há um Buffet de sorvete e outro com mais de 25 opções de tortas e doces.

O Café é espetacular, com um atendimento impecável e ambiente hospitaleiro. Primeiro café colonial do Brasil, o Bela Vista está cheio de tradição alemã e gaúcha, tudo isso esperando por você! Aproveite relíquia de Gramado e deleite-se!

Quer se deliciar com o Café Colonial Bela Vista? Temos uma oferta imperdível clicando aqui!

3- Hamburgueria Me Gusta

Nem só de gastronomia italiana e alemã vive o turista que explora as delícias de Gramado. Lá você terá a oportunidade de conhecer os hambúrgueres artesanais do Me Gusta. Prepare-se, pois seu paladar nunca mais será o mesmo! Exagero? Nada disso, os pratos preparados por este restaurantes são de babar, é impossível não gostar! 😉

hambúrguer com molhos especiais da Hamburgueria Me Gusta

O local produz os pães lá mesmo, são sovados à mão e levam quatro horas no seu processo de fermentação lenta. O resultado desta técnica é um pão deliciosamente macio e fofinho. Assim como os pães, as carnes dos hambúrgueres são produzidas no dia e ficam extremamente suculentas.

Todos os molhos são com produções e receitas próprias. Deu pra ver que o local se preocupa em gerar uma experiência gastronômica única, não é mesmo!? Outro ponto interessante é que a hamburgueria tem toda uma temática hispânica, você verá no nome dos hambúrgueres! Abriu o apetite? Já marca aí: passagem obrigatória pelo Me Gusta!

Quer garantir sua experiência no Me Gusta? Clique e descubra como!

4- Bêrga Mótta

O Bêrga Mótta está localizado no Ecoparque Sperry, no Vale do Quilombo. O ecoparque tem mais de 20 hectares no meio Mata Atlântica. Possui quatro cachoeiras belíssimas e boas trilhas para chegar até elas. O restaurante é um encanto, com grandes janelas de vidros em que permite você almoçar apreciando a natureza!

mesa completa no Bêrga Mótta - melhores restaurantes de gramado

Foto: Cleiton Thiele

Especializado em comida brasileira, tudo é feito com produtos regionais e orgânicos. Prepare-se para apreciar, logo na recepção, bolinhos de arroz com banana e canela. Além de um Buffet de saladas variadíssimo, há pratos salgados únicos, como: aipim na manteiga com bacon.

Além disso, tem a especialidade da casa: frango assado na cerveja. Ah, e uma paleta suína com cebola caramelizada à cachaça com gorgonzola que é de pirar!

Mas guarde um espacinho, ok!? Pois o Buffet de sobremesas não fica para trás, não! Tem doce de abóbora com coco, brigadeiro de colher e muito mais. Cada dia há uma comida de destaque pronta para encantar seu paladar. Bon appetit!

Saiba mais sobre como conhecer o Ecoparque Sperry!

5- Churrascaria Garfo e Bombacha

Tradicional na região, o restaurante fica em Canela, mas colocamos neste post, já que é muito fácil ir até lá estando em Gramado. É lá que acontece a tradicional Noite Gaúcha, com apresentações de canto e dança da tradição gaúcha.

carnes nobres, picanha suculenta, no espeto em Churrascaria Garfo e Bombacha - melhores restaurantes de gramado

Logo ao chegar no local você já verá o famoso costelão 12h, feito na vala, a carne fica todo esse tempo assando! Já dá para imaginar a consistência, né? Extremamente macia! Além do costelão há uma variedade de saladas, pratos quentes e churrasco com diferentes tipos de cortes.   Ah, e o Buffet de sobremesas tem até Fondue de chocolate com frutas! Se você gosta de uma boa carne assada, aproveite a oportunidade de conhecer o Garfo e Bombacha e delicie-se!

Que tal já reservar sua entrada e transporte para o Garfo e Bombacha? Saiba mais! 

6- San Tao

Um restaurante de culinária oriental, onde você se sente acolhido e prestigiado. Assim é o San Tao, um local onde é possível relaxar enquanto experimenta sabores exóticos da longínqua Ásia. Acolhedor no inverno. Refrescante no verão.

prato decorado de comida japonesa no San Tao - melhores restaurantes de gramado

Você se sente bem em qualquer estação do ano. Da elaboração do cardápio às louças. Do preparo dos pratos ao atendimento casual e atento da equipe. Tudo reflete a assinatura do San Tao.

Lá você pode escolher por pedidos à la carte ou pela sequência de sushis e sashimis. Ambos acompanham yakisoba, guioza e outras delícias tailandesas, japonesas e chinesas. O Sushiman sempre traz alguma novidade ao cardápio! Se comida oriental é a sua praia, o San Tao é o seu lugar!

7- Casa da Velha Bruxa

Se tem um lugar que você não pode deixar de conhecer em Gramado é a Casa da Velha Bruxa. Muito tradicional da cidade, fica quase em frente ao Palácio dos Festivais e as mesinhas da calçada são as mais disputadas pelos clientes. Também pudera, ali você vai ver gramadenses e visitantes curtindo a cidade.

banana slipt com sucrilhos e chocolate derretido por cima na Casa da Velha Bruxa - melhores restaurantes de gramado

A Casa da Velha Bruxa serve delícias tradicionais da Serra há mais de 30 anos. Com assinatura da Prawer Chocolates, o cardápio conta com delícias preparadas com sorvete artesanal, como banana Split – a melhor que você irá experimentar. Também vai encontrar tortas maravilhosas e vários tipos de chás.

A torrada e o sanduíche da Velha Bruxa com pasta de frango são feitos em um pão caseiro que é simplesmente impossível de descrever. E os Waffles com geléia? Há outras opções como: pizzas e todos os tipos de sorvetes com calda de chocolate. Mas lembre-se: não é qualquer chocolate e, sim, o primeiro chocolate caseiro do Brasil!

8- Doze Gastronomia e Vinho

Vindo da Suíça, o Fondue passou a ser um daqueles jantares que você não pode perder em Gramado. E lá ele ganhou a versão em sequência, ou seja, são três formas de apresentação. A primeira é com queijo derretido, acompanhado de legumes, batatas e goiabada.

sequencia de fondue sobre a mesa no Doze Gastronomia e Vinho - melhores restaurantes de gramado

A segunda apresentação é a de cortes de carnes. Servida em uma pedra quente e acompanhada dos mais diversos molhos: de doces e salgados à picantes e agridoces. Por último, mas não menos importante, vem o Fondue de chocolate ao leite, acompanhado de frutas frescas da estação.

Com tantas opções na cidade, fica até difícil escolher. Mas se você busca sabor incrível em um ambiente intimista, o Doze Gastronomia e Vinho é perfeito! Insumos de qualidade são o destaque da sequência de Fondue desse restaurante. Queijos nobres e chocolates finos são utilizados no preparo deste delicioso prato.

Quer conhecer o Doze Gastronomia e Vinho? Clique e descubra como é simples!

Agora que você já está por dentro de todas essas dicas, pode deixar sua reserva feita! Assim você garante seu almoço ou jantar no local que planejou e com as pessoas que você quer ao seu lado!

Mas é possível reservar restaurante com antecedência?

A boa notícia é que sim! Você pode reservar antes, sabia? Pense que Gramado é uma das cidades mais turísticas do Brasil. Logo, seus restaurantes estão sempre lotados. Garantir o restaurante que você tanto deseja quando já estiver na cidade é muito arriscado – e pode empatar seus planos.

Além disso, comprando antes você investe menos! Os restaurantes costumam trabalhar de duas formas: há preços para quem compra diretamente no restaurante e preços para quem compra antecipado e online.

casal brindando felizes por terem comprado entradas nos melhores restaurantes de gramado antecipados pelo TourOn

Para os estabelecimentos as vantagens são muitas em vender online. Pois garantem o fluxo constante de clientes e mantém reservas de mesa com os lugares certinhos. Por isso, baixam seus valores, tornando ainda mais vantajoso para você comprar com antecedência. Legal, né!?

Pronto, você já tem ótimas dicas para os melhores restaurantes de Gramado. Seu coração bateu mais rápido com nossa sugestão de Fondue? Então dá uma olhada nesse post que mostra qual o Melhor Fondue de Gramado. Você vai adorar! Ah, antes de você ir embora… neste post sobre os Fondues nós mostramos, detalhadamente, todos os benefícios de programar sua gastronomia antes de embarcar! Clique aqui e saiba mais!

explore a gastronomia da Serra Gaúcha - ver mais