Temos que admitir: aqui no TourOn nosso coração bate mais forte quando pensamos na Bahia. Deve ser porque esse estado maravilhoso une preciosidades únicas. Imagine praias paradisíacas, heranças coloniais e um povo acolhedor como você nunca viu! Mas, neste post, queremos falar do que faz o nosso coração pulsar ainda mais: as belas praias da Bahia!

O que é que o litoral baiano tem?

O litoral baiano compreende mais de 1.100 km de extensão, sendo o maior do Brasil. Além do mais, suas características são únicas como:

  • Paisagens variadas com dunas, rios, lagoas cristalinas e até mangues.
  • Recifes de corais que permitem a formação de piscinas naturais fabulosas.
  • Praias desertas com florestas de coqueiros.
  • Falésias imensas e multicoloridas.
  • Mar calmo, águas mornas e areia branquinha.
  • Mas tem mar agitado também e cenários incríveis para prática de esportes radicais! <3

Viu só, são múltiplas as qualidades que fazem as praias da Bahia estarem entre as melhores do Brasil. Por isso, descubra aqui oito delas e prepare-se para incluir no seu roteiro belezas naturais de cair o queixo! 😯

#1 – Praia de Jeribucaçu – Itacaré

vista do alto da Praia de Jeribucaçu - Itacaré - melhores praias da Bahia

O município baiano de Itacaré é conhecido por suas praias belíssimas e pelas trilhas necessárias para chegar até elas. Isso já mostra como essas praias são de caráter paradisíaco, uma vez que seu acesso é mais difícil. A Praia de Jeribucaçu é um exemplo, para chegar até ela é necessário uma trilha de 50 minutos pelo meio da mata atlântica.

Mas quando você chega lá sente que está no paraíso e depois disso é só desfrutar! Além disso, você vislumbra coqueirais, o encontro do Rio Jeribucaçu com o mar e ainda piscinas naturais com água morninha! Ah, e mesmo a praia sendo praticamente deserta você consegue encontrar barracas para comprar petiscos ou refrescos!

Descubra tudo o que você pode fazer em Itacaré!

#2 – Praia de Taipu de Fora – Península de Maraú

vista do mar da Praia de Taipu de Fora - Península de Maraú - melhores praias da Bahia

Bem-vindo ao paraíso das piscinas naturais! Você certamente já sabe que o litoral baiano em si está repleto delas devido aos recifes. Mas cada uma possui características próprias e em Taipu de Fora não é diferente. Quando a maré está baixa uma piscina enorme é formada permitindo a observação da sensacional vida marinha que ali habita.

Além do mais, banhar-se nas águas de Taipu de Fora é uma experiência única e por isso todos querem conhecer esta praia. Suas águas são azuis, calmas e emolduradas por uma orla repleta de coqueiros. O lugar é muito bem cuidado e não costuma ter aquele movimento todo das praias urbanas.

#3 – Moreré – Boipeba

visão do alto da praia de Moreré - Boipeba - melhores praias da Bahia

Fonte: minhavidaeviajar

Praia deserta, costa circundada por centenas de coqueiros, riachos, piscinas naturais, mar com água morna, o que você prefere? Em Moreré não é preciso escolher, pois esta praia da Ilha de Boipeba reúne tudo isso e muito mais em um só cenário.

Conhecida por sua maré baixa que traz a tona exuberantes piscinas naturais. Como se não bastasse, Moreré abriga também riachos que se misturam com as águas salgadas do mar. Inclusive, você pode tanto curtir o praia como fazer passeios pelas águas doces do mangue. 😉

#4 – Praia de Taípe – Arraial d’Ajuda

vasta visão da orla da Praia de Taípe - Arraial d’Ajuda - melhores praias da Bahia

Fonte: Viagem e Turismo

Taípe é a praia mais deserta de Arraial d’Ajuda e também a de mais difícil acesso. Vale lembrar que esta dificuldade torna-se aliada da preservação. Pois você verá que o lugar parece intocado! Suas falésias de mais de 45 metros são imponentes e suas águas cristalinas estonteantes. Falésias estas já descritas nas cartas de Pero Vaz de Caminha, a 500 anos atrás.

Outra característica que torna esse lugar tão único é a Lagoa Azul! Esse nome é dado a lagoa que se forma entre as falésias em dias de chuva. Como é possível? A natureza só soube criar lugares fantásticos no litoral baiano! Aliás, não são só as praias dessa região que impressionam, descubra também os passeios para fazer em Arraial d’Ajuda e continue explorando suas belezas.

#5 – Quarta Praia – Morro de São Paulo

vista do alto da Quarta Praia - Morro de São Paulo - melhores praias da bahia

Imagine mais de quatro quilômetros de praia e praticamente nenhum movimento. Esta é a Quarta Praia de Morro de São Paulo. O lugar é realmente paradisíaco e possui pouquíssima infraestrutura. Lá você encontra piscinas naturais lindíssimas e o mar mais calmo que você já viu.

Já foi considerada uma das 10 Praias mais Bonitas do Brasil. E, graças a sua preservação segue encantando aos poucos aventureiros que aceitam viver a emoção de conhecê-la!

Veja como é fácil conhecer mais o Morro de São Paulo e suas praias!

#6 – Praia dos Nativos – Trancoso

vista da Praia dos Nativos - Trancoso - melhores praias da Bahia

Sendo a praia que está mais próxima do famoso Quadrado de Trancoso, é uma das mais visitadas pelos turistas. Mas não pense que isso faz dela uma praia badalada, não! Todo o contrário, a Praia dos Nativos é extremamente limpa, com águas cristalinas e paisagem deserta.

Outra característica que faz dessa praia única é o encontro do Rio Trancoso com o mar. E dessa união é formada uma lagoa com águas mornas e perfeita para um banho daqueles. Além disso Nativos tem sempre muito vento, o que favorece o cenário para quem gosta de esportes por Surf, Kitesurf e outros.

Descubra como ir de Porto Seguro para Trancoso e garanta sua ida até a Praia dos Nativos!

#7 – Itacarezinho – Itacaré

vista da praia de Itacarezinho - Itacaré - melhores praias da bahia

Fonte: Itacarezinho Restaurante

Diferente das demais praias de Itacaré, Itacarezinho é possui longa extensão de areia. Aliás, está emoldurada por coqueirais e floresta nativa imponente. Como está dentro de uma propriedade privada é necessário fazer uma trilha de 30 minutos para chegar até ela.

A paisagem é impressionante e ainda na trilha você pode vislumbrar a beleza de suas águas azuis e sua imensidão de coqueiros. E tem mais, na ponta norte da praia você pode até se refrescar em uma cascatinha que ali se formou! 🌴

#8 – Praia do Espelho – Caraíva

vista do alto da Praia do Espelho - Caraíva - Melhores Praias da Bahia

Conhecida por ser uma das Mais Belas Praias do Brasil, a Praia do Espelho se destaca por ser isolada. Além de ter uma paisagem quase intocada! Quando a maré baixa, suas piscinas naturais fazem do cenário ainda mais impressionante. Falésias, mar com água em tons azuis e verdes e uma densa floresta compõem esse paraíso.

Lembre-se de visitá-la quando a maré estiver bem baixa, ok!? Assim você vai entender porque essa praia ganhou o nome de Praia do Espelho.😉 Por se tratar de uma praia que necessita de um investimento maior para quem pensa em hospedar-se, vale fazer o passeio bate-volta desde Porto Seguro. Falamos mais sobre esse passeio em porto seguro aqui 👈.

Aproveite e reserve seu passeio para a Praia do Espelho desde Porto Seguro.

As melhores Praias da Bahia merecem estar no seu roteiro!

Imagine que você pode conhecer todos estas praias. Felizmente, o cuidado com elas é constante por isso é possível explorá-las preservando sua beleza. Quer descobrir mais sobre lugares incríveis da Bahia? Então curta nossa FanPage e garanta muita informação para programar as férias perfeitas que você merece! 😍 Gostou das dicas?! Fique mais do que a vontade para sugerir outras praias da Bahia nos comentários, ok?

banner com faixa escrito garanta o melhor de ilhéus e itacaré