Quando viajamos estamos saindo da nossa zona de conforto e indo atrás daquilo que vai nos fazer sentir bem. Viajamos por diferentes razões: aventura, descanso, a trabalho, por busca espiritual ou mesmo fé. No que se refere à destinos de fé, nosso país se destaca. Isso porque não faltam lugares de peregrinação no Brasil!

Por isso, listamos os cinco principais, assim você já pode começar a programar sua próxima viagem. Se explorar um lugar novo e conhecer suas paisagens e cultura já balança nossas estruturas imagine unir tudo isso à ! É sensacional!

Porque conhecer os Lugares de Peregrinação no basil?

As peregrinações desafiam os limites físicos e emocionais daqueles que se propõem vivê-las. Esses momentos permitem a autorreflexão e análise sobre como nos portamos como indivíduos em sociedade e em nossas relações.

Por isso, aproveite que nosso país está repleto de destinos que proporcionam estas vivências. Confira abaixo esses lugares místicos que só o Brasil poderia ter!

#1 – Aparecida do Norte – São Paulo

cúpula com imagem original sa santa em Aparecida do Norte - São Paulo - Lugares de peregrinação no Brasil

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

A 189 km de São Paulo está Aparecida do Norte. Foi lá que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, isso há 300 anos. Não por acaso, lá está o Maior Templo do Mundo dedicado à Nossa Senhora. Além disso, se trata do Segundo Maior Templo Católico do Mundo, ficando atrás da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A história da cidade foi construída junto com a trajetória da Padroeira do Brasil. Por isso, você vai encontrar em Aparecida de templos extraordinário até uma infraestrutura completíssima para receber aos romeiros. Para ter uma ideia, o Santuário Nacional recebe por ano aproximadamente 12 milhões de pessoas.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida comporta 75 mil pessoas em seu interior e é dentro dela que está o Nicho de Nossa Senhora. Local que abriga a imagem verdadeira da Santa. Considerado o principal destino religioso do Brasil, Aparecida do Norte merece sua visita. O que não falta por lá são lugares incríveis para fazer você olhar o mundo de outra forma depois dessa experiência!

Principal destino de turismo religioso do Brasil, saiba mais sobre a Basílica de Nossa Senhora Aparecida!

#2 – Festa do Círio de Nazaré – Pará

fiéis com santa na mão na Festa do Círio de Nazaré - Pará - Lugares de peregrinação no Brasil

Fonte: Círio de Nazaré

Todo segundo domingo de outubro, acontece a procissão do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. O cortejo atrai mais de dois milhões de fiéis e este ano a festa acontecerá de 4 a 23 de outubro. A celebração acontece desde 1793 e se remete ao aparecimento da estátua de Nossa Senhora de Nazaré, em um igarapé.

O evento é considerado a maior festa religiosa do Brasil, isso porque milhões de fiéis lotam as ruas do município. Além da procissão que acontece desde a Catedral metropolitana até a Basílica de Nazaré, há outras atividades que movem esse acontecimento.

As manifestações de devoção se dão desde o traslado a pé, como a romaria fluvial, até automobilística. Ocorre também festividades como o Arraial de Nazaré, uma quermesse com música, dança e muita diversão. Tem também barraquinhas com comida típica, bebidas, jogos e muito mais.

#3 – Juazeiro do Norte – Ceará

multidão de fiéis com velas na mão em Juazeiro do Norte - Ceará - Lugares de peregrinação no Brasil

Fonte: Prefeitura Juazeiro do Norte

Terra do Padre Cícero, o município do Ceará Juazeiro do Norte está classificado como Segundo Maior Polo de Turismo Religioso do Brasil. O Padre Cícero foi um sacerdote que quando prefeito transformou a vilarejo de “Joazeiro” em uma cidade mais próspera e desenvolvida.

Em homenagem ao Padre, uma estátua sua de 27 metros de altura foi erguida e fica no alto da Serra do Catolé. Um ponto turístico imperdível é o Casarão do Horto e Museu Vivo. O Casarão era o lugar preferido de Padre Cícero para realizar seus retiros espirituais. Ali foram criados cenários que ilustram a rotina do sacerdote, no seu momento.

Outros duas festas atraem muito fiéis para Juazeiro: a de Nossa Senhora das Candeias, em fevereiro, e o Dia do Romeiro, em novembro. Além desses eventos, você encontra igrejas belíssimas como a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores (idealizada por Padre Cícero). E a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída entre 1908 e 1909.

#4 – Nova Trento – Santa Catarina

vista do exterior de Nova Trento - Santa Catarina - Lugares de peregrinação no Brasil

Fonte: Santuário Santa Paulina

Com um pouco mais de 13 mil habitantes, Nova Trento está a 80 km de Florianópolis. Este é o único município do país a dotar de dois santuários reconhecidos pela Igreja. Por conta disso, é Referência no Turismo Religioso de Santa Catarina e do Brasil.

O santuário de Santa Paulina é o principal ponto turístico, pois se trata da primeira Santa do Brasil. O local tem sete mil metros quadrados de área coberta e abriga até três mil pessoas. Além disso, possui excelente infraestrutura para receber os peregrinos. Já o segundo está construído em homenagem a Nossa Senhora do Bom Socorro e recebe e também é muito apreciado pelos fiéis.

Além do turismo religioso, a cidade é conhecida por sua cultura imigrante italiana. Parte dessa cultura se manifesta tanto nas produções de vinho, sucos de uva, queijos, salames, linguiças e licores. Como na arquitetura repleta de casas coloniais!

#5 – Jerusalém – Pernambuco

ceena de paixão de cristo - Jerusalém - Pernambuco - Lugares de peregrinação no Brasil

Fonte: Nova Jerusalém

É em Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano, que acontece a Paixão de Cristo mais popular do Brasil. O espetáculo acontece no Maior Teatro ao Ar Livre do Mundo. Reproduzindo em cenários grandíssimos a cidade de Jerusalém, o teatro conta com 500 atores e figurantes.

A Paixão de Cristo já acontece há quatro décadas, durante a Semana Santa. Previamente, é desprendido um trabalho imenso para sua realização, uma vez que para reproduzir o cenário bíblico são necessários muitos materiais. Imagine 70 torres, uma muralha de 3.500 metros, lagos artificiais e nove palcos. Tudo feito para retratar com máxima semelhança a Judeia Sagrada.

A cidade-teatro se chama Nova Jerusalém e seu espetáculo é assistido por 2,5 milhões de pessoas. Seu público médio é de oito mil pessoas por dia e já recebeu 72 mil pessoas no seu aniversário de 40 anos. É esse primor autoral e cenográfico que atrai milhares de turistas. Tudo para ver a Nova Jerusalém – O Maior Teatro ao Ar Livre do Mundo.

Turismo de Fé é isso!

mão segurando outra mão - Lugares de peregrinação no Brasil

O povo brasileiro gosta muito de manter as tradições religiosas, por isso há tantos lugares de peregrinação no Brasil. Listamos aqui os mais importantes, no entanto, tem muitos outros destinos católicos repletos de história, devoção e, principalmente, !

Aproveite e saiba como adquirir o Tour pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida!

Lembre-se: suas crenças não precisam de um templo ou estar diante de uma imagem para serem profundas e verdadeiras. Ainda assim, permitir-se conhecer tais lugares, reforça ainda mais sua fé e esperança por um mundo melhor!

Se você conhece outros lugares de peregrinação no Brasil comente aqui embaixo! A gente adora descobrir mais sobre esse país lindo e cheio de cultura. Mas se você deseja conhecer mais sobre alguns dos principais destinos religiosos, dá uma olhada sobre o que fazer em Aparecida. O lugar é incrível e, não por nada, é o principal destino religioso do Brasil. Aproveite, quem sabe sua viagem já está planejada, você só não descobriu ainda! 😉

Explore sua Fé em Aparecida - VER MAIS