A 115 km de Porto Alegre está Gramado, uma das cidades mais belas da Serra Gaúcha. Com 36 mil habitantes e uma cultura local riquíssima, Gramado é fruto da imigração alemã e italiana na região.

O lugar é um sonho! Caminhar por suas ruas, apreciar sua gastronomia, deslumbrar-se com suas paisagens é estimulante. Há tanto para conhecer e se fascinar que sabemos quanto é imprescindível contar para você as principais dicas de Gramado! Assim, conhecer a cidade gaúcha será uma experiência ainda mais inspiradora.

7 Dicas de Gramado para voltar para casa com muitas histórias para contar!

Dica #1 – Caminhe pelo centro!

Pode colocar na sua lista de prioridades: chegando a cidade, vá dar uma caminhada. Sem preocupações, apenas vá! Gramado tem dezenas de atrações turísticas, e aconselhamos a fazer todas que puder. Mas não esqueça de conhecer o centro caminhando. Ande pela Borges de Medeiros. Suba até a Praça das Bandeiras.

Antes de chegar até ela, aprecie a Rua Torta, cheia de flores e árvores lindas – e, claro, tire fotos! Cruze a rua e pare na Praça das Etnias. Ainda na praça, conheça a Casa do Colono e peça o pão de linguiça dos deuses. Passe pela Cantina Pastasciutta e, se não quiser entrar, aprecie mesmo que de fora. Será um dos locais mais lindos que você já viu e uma das caminhadas mais prazerosas da sua viagem.

Vista frontal da Rua Torta - dicas de gramado

Não esqueça de dar um pulinho no Lago Negro e pelo bairro Planalto, que  é do ladinho do Lago. Ao voltar para o centro conheça a Igreja São Pedro, ela é linda! Dê uma atenção especial para a rua que está ao lado, é belíssima. Ande pela Rua Coberta e não esqueça de dar um tchauzinho para o desenhista que faz caricaturas por ali. Aliás, sente-se e faça uma sua! Será um recordação e tanto da andança. 😉

Dica #2 – Visite os museus!

Sim, visite os museus! São muitas as opções e para todos os tipos de gosto. Dúvida? Há o Hollywood Dream Cars, em que você tem a oportunidade de conhecer de perto relíquias da Época de Ouro. E, caso o seu forte for os principais modelos esportivos da atualidade, então é só ir ao Salão SuperCarros. Há Ferraris, Porsches, Lamborghinis e, se você preferir mais sentir do que ver, então pode dar uma voltinha em um deles. Sim, o local oferece essa opção!

Harley-Davidson exposta no Museu Harley Motor Show em Gramado

Ah, se você gosta da história ou da emoção de passar a vida sobre duas rodas, então no Harley Motor Show você encontrará seus clássicos preferidos. São quase 30 modelos com muita história para contar. E dali desça para o Museu de Cera e aprecie réplicas incríveis, quem sabe seu ídolo não está por lá!

Saiba mais sobre os Museus e o O que Fazer em Gramado!

Dica #3 – Trouxe seus pequenos para explorar Gramado com você?

Leve-os ao MiniMundo, se você vai adorar ver réplicas de diversos pontos turísticos do mundo, imagine as crianças! Castelos, fadas, aeroporto, estação de trem, tudo ali pequenininho. Não esqueça de levá-los ao Snowland, deixe eles tocarem na neve, brincar na montanha e patinar pelo Parque, eles nunca mais esquecerão!

Crianças apontando para o MiniMundo de Gramado - dicas de gramado-min

E quando parecer que já não há o que ver, vá com eles até a Terra Mágica Florybal e surpreenda-os. Há bonecos gigantes, dinossauros que se movem e emitem sons. Cenários tão mágicos que irão enfeitiçar você!

Já que estará em Canela, deixe-os aventurar-se no Alpen Park. É um dos melhores parques de diversões do Brasil, faça-os saber disso!

Veja como garantir seus Ingressos para a Serra Gaúcha!

Dica #4 – Deu fome?

Vá até o Doze Gastronomia e Vinho, eles vão preparar uma incrível sequência de fondue para você. O nome é difícil mesmo,  se diz “fundí”. Experimente o queijo derretido, as carnes na chapa quente e saboreie todos os molhos que puder, ok? E quando a sobremesa chegar, prove o chocolate com todas as frutas. São sabores únicos!

Além disso, vá também ao Café Colonial Bela Vista. Será como se sentir na casa da sua avó com tamanha variedade. Permita-se experimentar cada uma das delícias. Prove os bolos, as tortas, o frango frito, os salgadinhos e tantas outras opções saborosas. Você merece! <3

Quer garantir sua Gastronomia na Serra Gaúcha? Clique e descubra como é simples!

Mesa exposta com todos os itens de um lindo Café colonial em gramado - dicas de gramado-min

Se sua praia for mais a comida italiana que a alemã, busque o Galeto Nonna Tena. Pratos feitos por quem entende e ama o que faz. Gente que adora galeto ao primo canto, Capeletti, Spaghetti e todos os “étis” que a Itália trouxe!

Tem cultura do Sul por lá também. Por aqui todos gostam muito de churrasco e no Garfo e Bombacha eles te mostram como se assa uma carne e se ceva o mate. Vão te mostrar suas dança e músicas que contam sua história. Prove o churrasco e os pratos salgados do buffet. Quando pensar que está satisfeito, mergulhe na sobremesa. Por favor, não deixe de fazer isso!

Conheça mais sobre os 8 Melhores Restaurantes de Gramado!

Dica #5 – Saiba como chegar!

Se você chegou em Porto Alegre, avalie a possibilidade de ir com um transfer até Gramado. Os valores são acessíveis e você chegará seguro e cômodo, além de parar na porta do seu hotel. Há ônibus de viagem passando pelo o aeroporto e chegando na rodoviária de Gramado, porém, há horários cujo o transporte não trabalha.

A vantagem do transfer, além da segurança, é que a empresa saberá os horários dos seus voos, buscando você ao desembarcar. Na volta, você também não se preocupa, já que o buscam com antecedência na recepção do hotel!

Veja mais sobre os valores de Transfers para a Serra Gaúcha!

Vista incrível de uma Ruas da cidade de gramado - dicas de gramado-min

Dica #6 – Escolha a época certa!

Não importa a época escolhida para conhecer Gramado, sempre será inesquecível conhecer esta cidade. Ainda assim, é legal estar por dentro do que rola durante o ano e ver com qual período você mais se identifica.

Se for no verão, aproveite o Natal Luz, um verdadeiro espetáculo natalino, com shows e apresentações cheios de magia. O evento acontece do final de outubro até a segunda quinzena de janeiro. A cidade estará iluminada e especialmente enfeitada. Você vai sentir na pele o encanto do natal!

Decoração voltada para a época da páscoa em gramado - Festa da Colônia - dicas de gramado

Mas se o outuno for a estação escolhida, a cidade se converte em um reino do chocolate. Em abril o protagonista lá é o coelhinho a Páscoa. A cidade te aguarda com muito chocolate e alegria para um feriado incrível.

E se você resolver ficar até o final de abril, vai poder vivenciar um dos eventos mais lindos da cidade: a Festa da Colônia. É nesse período que as raízes imigrantes se fazem mais presentes. Você aprecia em todos os lados a música, gastronomia e dança tradicional alemã e italiana. Chegou o momento de você ver de perto como a cidade se orgulha do seu passado!

Fachada iluminada a noite do Festival de Cinema de Gramado - dicas de gramado

No entanto, se escolheu o inverno, recheie suas bagagens de agasalhos e prepare-se para o período mais badalado do ano. O inverno é a estação preferida de Gramado e o que não faltam são eventos para divertir a galera. Tem inclusive o Festival de Cinema, com diversas celebridades, festas e muitos filmes sensacionais!

Dica #7 – “Se não eu, quem? Se não agora, quando?” (Hilel, o Ancião)

Você pode ver que Gramado está sempre esperando por você, com eventos diferentes para todos os gostos. É a sua viagem, seu sonho e merece ser aproveitado da melhor forma! Por isso separamos essas dicas de Gramado para você tirar seus plano do papel e se programar para desbravar a Serra Gaúcha!

Descubra todas as atividades turísticas programáveis da Serra Gaúcha!

Gostou do post? Achou que as nossas dicas de Gramado te ajudaram? Então segue a nossa FanPage, porque o que não falta por lá são conteúdos sobre viagem e turismo. E, para conhecer mais sobre a cidade, dá uma olhada neste post sobre os Pontos Turísticos de Gramado! Assim você poderá curtir muuuuuuito mais seu roteiro pela serra. Dica extra de quem entende! 😉

Descubra o melhor da Serra Gaúcha - ver mais