O Carnaval do Rio de Janeiro é um evento brasileiro conhecido mundialmente. Atraindo assim turistas que buscam diversão, cultura e muita festa – mesmo que o samba no pé saia com dificuldade! Portanto, se você também quer cair na folia do Carnaval Rio 2018, confira abaixo tudo o que você precisa saber para desfrutar desse evento!

Como aproveitar o Carnaval Rio 2018?

multidão fantasiada aprendendo Como aproveitar o Carnaval Rio

Para você ter uma ideia, no Carnaval Rio 2017 circularam pelas ruas do Rio de Janeiro 1,1 milhão de turistas. Ou seja, são muitas pessoas! Isso significa que é muito importante que você se organize. Como? Buscando muita informação, adquirindo seus ingressos com antecedência e preparando o corpo para essa semana de agito.

Escolas de samba ou blocos?

carro alegórico em desfile no carnaval rio

O principal atrativo do carnaval do Rio são suas escolas de samba. Com carros alegóricos, fantasias vistosas e os temas representados que deixam a todos extasiados. Para assistir você adquire seu ingresso e vê tudo desde as arquibancadas do Sambódromo (a passarela por onde as escolas desfilam).

Veja os diferentes ingressos para assistir ao Carnaval do Rio!

Os blocos, protagonistas do Carnaval de Rua, fazem parte de um outro desfile. No Rio de Janeiro há mais de 300 deles e todos os anos eles se organizam para sair pelas ruas celebrando. Neles as pessoas se fantasiam como bem entendem, dançam e cantam marchinhas de carnaval e também o hit do ano.

Quais são os tipos de desfiles do Carnaval Rio 2018?

pessoa fantasiada de índio desfilando no carnaval rio

Foto: Roberto Filho / Via Getty Images

Durante o ano as escolas de samba do Rio se preparam para competir entre si na Sapucaí. Avaliadas por diferentes critérios como:

  • bateria, enredo, evolução;
  • harmonia, samba enredo, conjunto;
  • alegoria, comissão de frente;
  • além de mestre-sala e porta-bandeira.

Ainda assim existem duas categorias para agrupar as escolas de samba: o Grupo Especial, onde estão as escolas de elite, e o Grupo de Acesso, agremiações tradicionais em busca de uma vaga para o primeiro grupo. Entretanto, todas são excelentes e belíssimas!

Este ano o Grupo Especial desfilará nos dias 11 e 12 fevereiro. Já o Grupo de Acesso nos dias 9 e 10 de fevereiro.

Reserve seu lugar na arquibancada com antecedência!

pessoa em carro alegorico no carnaval rio

Foto by INS News Agency Ltd. / Rex/REX USA

Como você viu o Carnaval do Rio é realmente aclamado. Por isso, se você quer só desfrutar nessa viagem é melhor reservar seus ingressos antes de sair da sua cidade. Assim você evita aquela odisseia para conseguir os ingressos ao chegar no Rio. Sabe o que mais? Além de garantir o evento você otimiza seu tempo para conhecer mais da cidade!

Onde encontrar mais informações?

Uma vez que você estiver na cidade e precisar de qualquer informação sobre o carnaval, vá até o endereço abaixo. Ali estará uma Central de Atendimento para auxiliá-lo com toda e qualquer dúvida.

  • Av. Treze de maio, 23 – Cinelândia Centro – Rio de Janeiro.

E para saber mais dicas de como aproveitar o Carnaval Rio 2018, confira abaixo as #DicasTourOn! Preparamos uma listinha para você não esquecer nada e curtir ao máximo!

banner com #DicasTourOn

1- Água, água e muita água

O Rio de Janeiro já é quente, pulando e dançando então, muito mais. Por isso, muita água nesse corpinho! Só assim você garante que não terá problemas de desidratação e se mantém firme para curtir muito.

Além do mais, lembre-se de levar sua própria água, pois lá os preços costumam ser mais elevados. Por isso leve também uma bolsa ou mochila com zíper. Além de manter seus pertences seguros ainda sobre uma espacinho para guardar sua água e comida. 😉

2- Alimentos leves e nutritivos

É comum que no evento se busque por comidas rápidas. Entretanto, tente manter uma alimentação mais saudável possível. Assim você garante todos os nutrientes para manter-se hidratado e resistente. Comece antes mesmo de ir a comer alimentos que deixem você hidratado e nutrido. Busque por sucos naturais, saladas, comidas leves e integrais. Assim você aguenta o calor da cidade e a folia do carnaval!

Além, claro, de evitar possíveis problemas intestinais por se alimentar com gordura em excesso. Ou mesmo por provar quitutes que não costuma ingerir em sua dieta diária. Por isso, além de água, leve também barrinhas de cereais, frutas e sanduíches em um potinhos ou bolsinhas térmica. Esses são alimentos rápidos porém com muitos nutrientes para você aproveitar a festa da melhor forma. 🍓

3- Roupas leves

Carnaval é sinônimo de calor, festa e muita gente dançando junto. Ninguém merece ter que ficar carregando casaco em uma situação assim, não é mesmo? Por isso, use roupas leves! Além de ajudar a manter corpo refrescado também evita transtornos – ou esquecimentos das suas peças por aí.

4- Leve dinheiro trocado

Quando a sede bater você pode comprar água dos vendedores ambulantes. Mas para facilitar o processo ande com dinheiro trocado. Afinal, nem todos os lugares aceitam cartão, ok? Além disso, você garante que gastará uma quantia exata antes de sair e, assim, consegue manter suas finanças supercontroladas!

5- Xixi na rua NÃO!

Há pessoas que preferem “facilitar” as coisas e fazer xixi na rua deixando aquele mau cheiro e a cidade suja. Mas saiba que há muitos banheiro públicos que a prefeitura disponibiliza para o evento. Por isso é importante ter consciência: quando começar a sentir um leve aperto na bexiga, já procure um banheiro químico. Lembre-se que além do tempo de encontrar, há possibilidade de fila neles.

Mas, se mesmo assim você fizer xixi na rua, é melhor se preparar para as consequências! Ao optar por se aliviar em qualquer lugar você sofrerá uma multa de R$ 510! 👎

6- Documentação + adicionais

Outra dica importante quando se está longe de casa e curtinho é essa. Junto com seus documentos coloque um papelzinho com informações tipo: alergias, medicamentos que você não pode tomar etc.. Isso é bom para que você seja bem atendido caso algum inconveniente aconteça.

7- Se vai sair com os pequenos identifique-os!

Se você for levar crianças o melhor é colocar algum crachá, correntinha com identificação ou algum mecanismo que você ache ideal. Nele coloque o nome completo da criança, seu nome, parentesco e telefone. Dessa forma, se você a perder de vista (tomara que não) é muito mais fácil encontrá-la. Atenção redobrada é a melhor forma de evitar transtornos! 😉

8- Segurança sempre

Esteja sempre atento a tudo! Marque lugares fáceis para encontrar amigos, cuide seus pertences, come e beba apenas o que você comprar e use camisinha!

Quem está no Rio é para curtir muito!

Não é só o Carnaval do Rio que impressiona. Já que você estará lá aproveite para fazer o passeio ao Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Dessa forma, além do Carnaval você aproveita os principais pontos turísticos da cidade!

Descubra como fazer um passeio de bate-volta a Búzios e faça sua viagem mais completa!

Gostou das dicas para o Carnaval Rio 2018?

rosto da mulher fantasiada no Carnaval Rio

Foto: AFP / Getty Images YASUYOSHI CHIBA

Agora você já sabe tudo sobre como aproveitar o Carnaval Rio 2018 e assistir as melhores escolas de samba. Então que tal descobrir quais passeios no Rio de Janeiro você pode fazer para um carnaval incrível? Assim você torna mais completa e inesquecível a sua estada na cidade maravilhosa! 🎊

faixa escrita: explore mais o rio de janeiro