Carnaval de São Paulo: 8 razões para amar essa folia!

O Carnaval no Brasil é um momento de pura alegria e descontração. Um período no qual diferentes expressões dessa festa animam foliões de todos os estilos. Em cada lugar do país ele ganhou uma faceta diferente. Em Salvador, foram os ritmos africanos que predominaram. No Rio de Janeiro, a criação de sociedades caracterizou o inicio das escolas de samba. Com o Carnaval de São Paulo não foi diferente, por isso essa festa é pura história e tradição!

O samba paulista, os fundadores da escolas e os foliões que deram início a essa grande festa lá eram, na grande maioria, operários. Sua origem está ligada a trabalhadores rurais que precisaram migrar para trabalhar nas fábricas. Isso explica porque as principais escolas de samba paulistas estão localizadas em bairros de concentração operária. E como sua tradição conta, também, a história da formação da cidade.

Hoje o Carnaval de São Paulo é um dos Mais Desejados do Brasil, atraindo foliões de todas as partes do Mundo. Para que você também viva a experiência incrível que é esse evento, contamos abaixo como ele funciona e como você pode se planejar! Bora lá?

Como é o Carnaval de São Paulo?

Blocos

pessoas aproveitando o Carnaval de São Paulo com os blocos de rua.

Mesmo que a principal atração do Carnaval de São Paulo sejam as escolas de samba, a festa na rua também existe e garante muita diversão. Nela os blocos carnavalescos ganham destaque e os foliões fantasiados colorem as avenidas. Há aqueles que aproveitem este período para despir-se dos tabus e preconceitos e se ornam com com roupas do gênero oposto ao seus. Um dos blocos mais divertidos é o Ritaleena, no qual os foliões se vestem igual a cantora Rita Lee, legal né? 👩‍🎤

Geralmente a apresentação dos blocos inicia de tarde e se estende até a noite. O que é ótimo se você for em família, pois pode levar as crianças para cair na folia também! 👨‍👩‍👧‍👦

Escolas de Samba

desfila das escolas de samba do Carnaval de São Paulo

Os desfiles das escolas de samba acontecem no Sambódromo Anhembi, projetado por Oscar Niemayer. O arquiteto projetou, também, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, sabia? Pelo Anhembi passam escolas participantes do Grupo Especial e Grupo de Acesso. As primeiras são as que melhor se destacaram nos carnavais anteriores. São escolas profundamente bem preparadas, com excelência em todos os quesitos como:

  • alegorias;
  • comissão de frente;
  • bateria;
  • samba enredo, entre outros.

Já as escolas do Grupo de Acesso são tão lindas e grandiosas quanto, contudo estão no processo de chegar ao Grupo Especial. Assim como no Rio de Janeiro, todos os anos uma escola do Grupo de Acesso tem a chance de passar para o Grupo Especial.

Este ano os desfiles das escolas mais importantes acontecem nos dias 09 e 10 de fevereiro. Assim como as do Grupo de Acesso desfilam nos dias 11 e 12 do mesmo mês. Depois disso, no dia 13 de fevereiro acontece a apuração dos desfiles para que no dia 16 aconteça o Desfile das Campeãs!

Como comprar os ingressos?


baianas desfilando no Carnaval de São Paulo

Você já pode comprar os ingressos para assistir aos desfiles do Carnaval de São Paulo. Eles estão à venda nas bilheterias físicas do Sambódromo Anhembi e na Estação São Bento do Metrô (Linha 1 – Azul). Outra opção é comprá-los pela Internet, através do site da Liga SP.

Lembre-se: para adquirir os ingressos é preciso portar do seu RG e CPF, ok!? Os preços para quem busca arquibancada do Grupo Especial variam entre 90 e 190 reais. Mas quem quer mais conforto e prefere cadeiras e mesas, os valores transitam entre 370 e 2.420 reais.

Crianças podem assistir?

crianças brincando com confetes no Carnaval de São Paulo
Crianças menores de cinco anos não podem assistir aos desfiles. Mas crianças entre 6 e 12 anos sim – porém acompanhadas de um dos pais ou responsáveis. Crianças de 13 a 17 anos podem assistir aos desfiles, mas devem estar acompanhadas de um responsável maior de idade.

Qual o melhor lugar para assistir aos desfiles do Carnaval de São Paulo?

Uma coisa é certa, o melhor lugar sempre será aquele que você pode pagar. O importante é estar lá, pois todas as posições permitem uma boa apreciação das escolas. Contudo, existem aquelas mais centralizadas, que são ideais para assistir tudo com claridade e as escolas no seu maior brilho.

Para ajudar você ir programando tudo, disponibilizamos abaixo um gráfico da disposição dos lugares no Sambódromo. Dessa forma, fica bem mais fácil se programar e escolher o lugar que você mais gosta.

mapa do sambodromo do Carnaval de São Paulo

Você já pode começar a cair na folia antes mesmo do Carnaval!

É isso mesmo, seu Carnaval pode começar muito antes do que você imagina. É que entre 5 de janeiro a 2 de fevereiro as escolas de sambas começam seus ensaios gerais. O que resulta em um excelente modo de conhecer esse espetáculo. A parte mais interessante é que estes ensaios são gratuitos e acontecem no Anhembi. Ou seja, tudo ali tem que acontecer como no dia do desfile.

carro alegórico desfilando no sambódromo do Carnaval de São Paulo

Portanto, se você não poderá viajar durante o Carnaval, ou tem vontade de chegar bem antes na cidade, você já poderá curtir muito. Ainda assim, abaixo você encontra a programação dos desfiles oficiais. Assim você fica por dentro de todas as possibilidades para curtir o Carnaval de São Paulo.

Na sexta-feira 9/2 – desfilam:

  • 23h15 – Independente
  • 0H20 – Peruche
  • 1h25 – Tucuruvi
  • 2h30 – Mancha Verde
  • 3h35 – Tatuapé
  • 4h40 – Rosas de Ouro
  • 5h45 – Tom Maior

No sábado 10/2 – é a vez das escolas:

  • 22H30 – X9 Paulistana
  • 23h35 – Império de Casa Verde
  • 0h40 – Mocidade Alegre
  • 1h45 – Vai-Vai
  • 2h50 – Gaviões da Fiel
  • 3h55 – Dragões da Real
  • 5h – Unidos de Vila Maria

8 Razões para comprovam que o Carnaval de São Paulo é demais!

multidão de pessoas nas ruas aproveitando os blocos do Carnaval de São Paulo
São Paulo já é uma cidade incrível em todos os outros dias do ano, imagine então no Carnaval. Afinal, como poderia um destino que reúne inúmeras expressões culturais, artísticas e gastronômicas, não ter um carnaval incrível? Ainda assim, listamos oito boas razões para você entender ainda mais como essa festa é única.

  • Muita gente que é da cidade viaja, o que significa que por lá ficam somente aqueles que realmente querem curtir a folia. Além do mais, não há salas de cinema lotadas, trânsito caótico ou Shoppings cheios de gente.
  • São Paulo recebe muitíssimos viajantes do mundo todo, em outras palavras: você vai conhecer muita gente legal de diferentes culturas. Todos curtindo juntos!
  • São Paulo tem a Maior Programação Cultural da América Latina e seus blocos sabem disso. Por isso você encontra mais de 500 deles com diversos estilos para se identificar!
  • O Carnaval de São Paulo é conhecido por não ter tanto beijo na boca como no Carnaval do Rio e Salvador. Lá você vê muita gente alegre e curtindo tranquilo. Mas se quiser beijar, desde que não force a barra com ninguém, pode também!
  • Nem só de samba enredo vive o Carnaval em Sampa. Lá você vai encontrar todos os tipos de música em ritmo de samba. O Bloco Tarado Ni Você adora tocar as músicas do Caetano Veloso nesse ritmo, por exemplo.
  • Os viadutos viram local de festa. Não será incomum encontrar centenas de foliões curtindo embaixo dos viadutos. Essa é outra característica, em São Paulo os confetes e as construções compõem cenários lindos.
  • As escolas de samba são realmente lindíssimas e é impossível não se emocionar com o espetáculo. Além do mais, você vê de perto vários artistas famosos que desfilam nelas também!
  • São Paulo tem a Maior Oferta Gastronômica do País, então se bater a fome durante a folia, você tem 20 mil bares e 15 mil restaurantes para escolher! 🍣 🍤 🍕

Para descansar depois da folia de São Paulo, reponha as energias em Campos do Jordão!

Viu só, esse Carnaval é bom mesmo!

dois foliões, homem e mulher, posando no Carnaval de São Paulo

Se o Carnaval de São Paulo fez seu coração bater mais forte, não pense duas vezes antes de começar a se planejar para curtir por lá. Mas se você quer continuar explorando outras folias que o Brasil tem, conheça mais sobre o Carnaval do Rio de Janeiro. Quem sabe você começa a aquecer em São Paulo e depois corre para o Rio e pula muito na Sapucaí, hein! E se você quer mais informações sobre outros carnavais Brasil afora, comente abaixo e nós contamos tudo o que acontece lá aqui no Blog! 🎊🎊🎊