O Carnaval de Salvador é a Maior Festa Popular do Planeta e tem uma relevância importantíssima na história do Brasil. Em pensar que nos anos 60 essa festa era símbolo de liberdade em meio aos triste cenário da ditadura militar.

Depois que a redemocratização chegou e a festa cresceu, com ela, surgiram os megablocos e megacamarotes. Hoje a busca é pela reocupação das ruas e você pode ser participante dessa história!

Como funciona o Carnaval de Salvador?

pessoas dançando em cima do trio elétrico no carnaval de salvador

Fonte: Hintigo

Todos os anos milhares de pessoas viajam para curtir o Carnaval de Salvador. Para entender como ele funciona é importante conhecer seus sete circuitos. Porém falaremos aqui dos principais – aqueles que aparecem na TV com cantores famosos como Ivete Sangalo e Claudia Leitte. São eles:

  • Circuito Barra/Ondina (Dodô).
  • Circuito Campo Grande (Osmar).

Os dois tem apresentações de blocos desde a quinta-feira que precede o Carnaval até o feriado. O legal é que na Quarta-Feira de Cinzas o Circuito Barra costuma organizar o chamado “arrastão”. Neste dia o trio acontece cheio de atrações famosas e sem custo algum ao público.

Que tal desbravar a Bahia? Veja os passeios que pode fazer por lá!

Participar de Bloco, curtir no camarote ou ser o típico pipoca?

multidão no carnaval de salvador

Fonte: Hintigo

Há várias questões para entender bem o “Roll” que você quer jogar no Carnaval de Salvador. No circuito Campo Grande e Barra Ondina quase todos os blocos cobram um valor para ficar nos limites da corda que protege o trio. Quando você adquire o abadá, a camiseta do bloco, ela funciona como o ingresso e você pode ficar do lado de dentro da área protegida.

Outra opção é ficar em camarotes. Em cada circuito você encontra dezenas deles! A vantagem é que dá para curtir a festa vendo todos os trios passarem e em um lugar cômodo. Além disso, muitos camarotes incluem no valor do seu ingresso bebidas e comidas. Outros apenas disponibilizam bares para que o folhão os compre por conta própria.

Mas se nenhuma das possibilidades acima faz seu estilo, você pode pular o Carnaval como um clássico “pipoca”. O que não é um título menor, é simplesmente sua preferência por curtir o Carnaval na rua mesmo. Porém não será possível seguir nenhum trio, ok!?

Mas não é só o Carnaval de Salvador que faz sucesso na Bahia

vista noturna da barraca axé moi em porto seguro

Fonte: Axe Moi

A aproximadamente 600 km de Salvador está Porto Seguro, um dos destinos mais cobiçados pelos turistas que querem explorar a Bahia. E, mais que isso, é lá onde acontece uma das Melhores Festas de Carnaval do Brasil. Em Porto Seguro o agito rola à beira-mar, em complexos de lazer como a gigante Arena Axé Moi!

O CarnaPorto 2018 (nome dado ao Carnaval da Axé Moi) estará repleto de atrações que farão qualquer um querer sair do chão! Para se ter uma ideia, abaixo trouxemos algumas das presenças confirmadas. Entre eles:

  • Léo Santana;
  • Dennis;
  • Wesley Safadão;
  • Claudia Leitte;
  • Saulo;
  • Bell Marques;
  • e ainda bandas como Harmonia do Samba e Banda Eva!

Tudo acontece na Arena Axé Moi, de frente para o mar, em meio a uma paisagem paradisíaca que só Porto Seguro tem! As apresentações duram o dia inteiro e você encontra excelente infraestrutura para passar o Carnaval da melhor forma. Para você ter uma ideia o local disponibiliza cerca de 200 banheiros em granito. Assim como completa segurança com utilização de biometria no acesso. É o máximo, né?

Folia na Passarela do Álcool: só pelo nome você já imagina o que vem

folia de carnaval na Passarela do Álcool em porto seguro - carnaval de saldador

Além da Axé Moi, a famosa Passarela do Álcool também atrai milhares de foliões nessa época. É para lá que os trios elétricos arrastam as multidões que buscam diversão em dias de folia. No local você encontra bares, restaurantes e muita música. A união das exuberantes paisagens da cidade com o ritmo alegre dessa grande festa tornam esse o melhor momento para conhecer Porto Seguro!

palco da barraca toa toa em porto seguro - carnaval de salvador

Fonte: Portal Toa Toa

E para quem quer mais opções de diversão neste Carnaval, o Complexo de Lazer Tôa Tôa cuida disso. São mais de quatro mil metros quadrados e excelente infraestrutura com artistas renomados da música nacional para animar a festa. Localizada na famosa Praia de Taperapuã, esse é outro Point onde a lambaeróbica rola solta. Mas o que é a Lambaeróbica?

  • Se trata de uma animada aula de ritmos como funk, axé, samba e pagode. Tudo isso misturado em coreografias divertidas para você dançar muito.💃

Essa são as principais opções para você curtir o Carnaval de Porto Seguro. Aliás, aproveite que estará por lá e dê um pulinho da praia para se refrescar! Algumas que você precisa visitar:

A Bahia é um destino completo e com atrações para todos os gostos. E, você com certeza, encontrará aquelas que têm mais a ver com você!

Descubra também O que Fazer em Porto Seguro e amar esse destino!

banner com #DicasTourOn

Carnaval é época de se sentir livre, tomar as ruas e permitir que os sentimentos fluam naturalmente. É, também, deixar-se levar pela batida de ritmos acelerados com muita dança e alegria.

Porém, nunca é demais falar que para curtir com completa satisfação o Carnaval é preciso ter a segurança ao seu favor. Para isso, trouxemos o #dicasTourOn, com orientações indispensáveis para você aproveitar completamente os carnavais da Bahia e evitar qualquer inconveniente.

#1- Planeje tudo! Mesmo que você escolha mudar os planos depois

É isso mesmo, planeje bem como você irá para as festas, qual será a forma de deslocamento e com quem irá. Organize, também, como será seu dia e onde encontrará seus amigos ao sair do hotel. Depois, se você quiser mudar os planos, não tem problema. Mas ter um trajeto já alinhado faz com que você otimize seu tempo, não se perca pela cidade e curta o Carnaval tranquilo.

#2-Encontre um local de hospedagem com localização estratégica

Vá você pular o Carnaval em Salvador ou Porto Seguro, busque sempre por hospedagem próxima de onde acontecem os eventos. Assim você evita longos deslocamentos e garante segurança para ir e voltar da festa. Além do mais, não se trata somente de chegar mais rápido, mas também de encontrar um transporte.

Voltar do Carnaval costuma ser um tarefa árdua aos foliões. Não há táxis/carros por aplicativos para tanta demanda e as filas costumam ser enormes. E, se você escolher a região da Barra para hospedar-se, local de onde partem os trios, tente ir caminhando. Pois as tarifas costumam ser altas para um percurso tão curto. Portanto, para evitar situações assim é melhor seguir a superdica do TourOn, ok? 😉

#3- Mantenha uma alimentação saudável para não faltar disposição

O Carnaval de Salvador não para. Por isso, para aguentar todo esse agito é imprescindível alimentar-se bem e beber bastante água. O melhor é ir mantendo uma boa alimentação já antes da folia e chegar lá pronto para pular sem se cansar. Muita salada, frutas e alimentos ricos em fibras ajudam no equilíbrio da dieta.

Além de ingerir água antes de partir para o Carnaval, levar a sua é outra dica legal. Isso porque lá os preços costumam ser mais elevados e, no meio da multidão, pode ser mais complicado de encontrar um ponto de compra.

#4- Leve dinheiro trocado

Carregar o cartão é muito mais prático e seguro, não é verdade? Entretanto, a melhor forma de comprar alimentos e bebidas no Carnaval é em dinheiro mesmo. Então deixe seu cartão de crédito para gastos mais altos (caso seja necessário) e guarde alguns reais para se divertir na folia!

E, para evitar qualquer dor de cabeça com relação ao dinheiro, que tal usar um doleira? Aquela espécie de pochete que você coloca por dentro da roupa! É muito comum entre mochileiros que compartilham quartos em suas viagens. E também em eventos com muita aglomeração, como o Carnaval.

#5- Marque pontos de encontro fáceis

Como o movimento de pessoas é intenso, lembre-se de marcar lugares fáceis para encontrar seus amigos, para caso de eventuais separações. Busquem por locais bem iluminados e que fiquem abertos até tarde. Como alguma lanchonete, hotel etc.. Logo, evite lugares escuros e sem movimento de pessoas. Outra dica é: se precisar usar o celular vá para lugares menos aglomerados, ok? Atenção com tudo, lembre-se!

Aliás, você já se perdeu alguma vez de seus amigos ou demorou muito tempo para encontrá-los na época de Carnaval? Conte para gente nos comentários a sua experiência, que talvez ajude outros foliões a terem experiências incríveis e histórias diferentes para recordar!

#6- Se vai acompanhado reserve o camarate

Para curtir com segurança e sem estresse a melhor forma é reservando um camarote. Dali você assiste a todos os trios e curte todo o agito da melhor forma! A festa lá rola solta também e há locais para comprar comidas e bebidas! Você evita as possíveis encrencas da turma da pipoca. Isso no caso do Carnaval de Salvador.

Em Porto Seguro é possível curtir com segurança sem estar no camarote da Axé Moi ou da Toa Toa, por exemplo. Nesses espaços a segurança e conforto são reforçadas e fica a seu critério escolher. O importante mesmo é curtir com alegria e muita disposição!

#7- Cuide de você e de suas coisas

Como? Levando uma bolsa com zíper, por exemplo. Assim fica mais difícil ser furtado ou perder seus pertences. Outro alerta que é sempre válido é não aceitar bebidas de estranhos, afinal nem todos são confiáveis. Permaneça em lugares seguros ao lado dos seus amigos e, claro, não esqueça de usar preservativo!

Quer descobrir como ir de Porto Seguro para Trancoso de forma fácil? Clique e descubra!

Agora sim: tudo pronto para curtir o Carnaval da Bahia?

Seguindo as #DicasTourOn acima você aproveita ao máximo essa festa única e indescritível que é o Carnaval. Isso enquanto volta para casa cheio de histórias para contar! Lembre-se: com a devida programação você garante segurança, alegria e só boas lembranças.

Ah, como o agito não dura o dia inteiro, aproveite que você estará no paraíso e confira as Melhores Praias da Bahia. Afinal de contas, depois da folia do Carnaval de Salvador e de Porto Seguro curtir uma praia paradisíaca será a melhor forma de recuperar as energias! ✌️

E então, você curtiu nosso post e achou útil saber mais sobre o Carnaval de Salvador e Porto Seguro? Então que tal ir aquecendo os motores? Conte, nos comentários 👇, onde foi o Carnaval mais legal da sua vida! Depois de fevereiro já sabemos que será o da Bahia, mas ir relembrando os bons momentos é uma delícia, não é mesmo? Além do mais, a gente também adora ouvir boas histórias! 😊🎉

banner escrito: explore mais salvador - ver mais