Olinda é Patrimônio Cultural Mundial, você acredita? Quer dizer, temos no Brasil uma cidade que reúne tanta riqueza cultural conservada, que a Unesco quis que o mundo inteiro soubesse disso. Essa cidade é especial em todos os sentidos e suas manifestações culturais são extremamente criativas e belas. Uma delas é o Carnaval de Olinda e é sobre ele que vamos falar aqui neste post!

Como funciona o Carnaval de Olinda e por que ele é tão legal?

vista de bem perto de um boneco do Carnaval de Olinda

Todos, em algum momento da vida, já ouvimos falar do Carnaval de Olinda. Sabemos que por lá rola muito frevo, maracatu e blocos de rua, mas não termina aí. Poucos sabem como essa festa é interessante, democrática e repleta de atrações que nem imaginamos.

Para entender, o Carnaval de Olinda não é só de Olinda, a folia acontece em Olinda e Recife. É normal curtir durante o dia no Sítio Histórico olindense e durante a noite correr para a bela Recife. Contudo, a festa no Sítio Histórico continua, ok? Porém, em Recife você encontra muitos palcos espalhados pela cidade com bandas e músicos excelentes, como:

  • Lenine;
  • Nação Zumbi;
  • e Elba Ramalho, por exemplo.

O melhor é que tudo é de graça, você não precisa pagar por nada. É por isso que o Carnaval de Olinda e Recife é visto como democrático, pois todos podem participar e se divertir! 💃💃💃

Curtindo o Carnaval de Olinda

menina dançando frevo e Curtindo o Carnaval de Olinda

Se você quer ficar somente em Olinda, curtindo o Carnaval 24 horas por dia, hospede-se no Sítio Histórico da cidade. Por lá a festa começa de manhã bem cedo e ao colocar o pé para fora da casa você já está no meio da multidão. Ainda assim, saiba que hospedar-se por lá significa ficar somente em Olinda. O lugar fica muito cheio mesmo e por um raio de distância importante o trânsito fica interditado. O que significa não conseguir ir para Recife com facilidade.

Para curtir o Carnaval de Olinda a grande sacada é juntar-se a algum bloco. Todos os anos novos deles surgem e para desfilar pelas ladeiras da cidade. O ideal é que você adote um bloco e fique com este até o final. Dessa forma, você evita os contrafluxos da multidão e segue o baile feliz da vida. Mas, se quiser trocar no meio do caminho, fique à vontade, é Carnaval e não existem regras! 🎉🎊

Blocos de Olinda

Tanto em Olinda como em Recife você pode se divertir com os bloco carnavalescos. O mais conhecido deles é, com certeza, o Galo da Madrugada. Uma agremiação que reúne dois milhões de pessoas e ganhou um espacinho no Guinnes como o Maior Bloco de Carnaval do Mundo. É no famoso Sábado de Zé Pereira, quando o Galo sai as ruas de Recife, que começa oficialmente folia de Pernambuco.

Em Olinda, blocos como Eu Acho é Pouco garantem a festa no Sítio Histórico. Ele costuma sair às 16h e é adorado por publicitários/jornalistas/artistas e por aí vai. É que ele traz uma carga política importante nas suas manifestações. Costumam ser questionadores e com um estilo engajado. Este bloco também desfila no primeiro sábado e costuma ser o preferido de quem fica em Olinda. Pois o Galo da Madrugada está lá em Recife – o que faz com que a cidade vizinha não fique tão cheia.

O Homem da Meia-Noite

boneco do Homem da Meia-Noite carnaval de olinda

Outro bloco que deve ser visto é o Homem da Meia-Noite, de Olinda. Como o nome sugere, ele sai às 00h do primeiro sábado do Carnaval para domingo. O bloco é considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006. E, em realidade, é um calunga, um personagem místico do Candomblé. Quando sai as ruas o Homem da Meia-Noite arrasta multidões. Encantados com seu mistério, os foliões percorrem 3,5 km pelo Sítio Histórico acompanhando o boneco. 🕛🎊

Bonecos de Olinda

vista de cima dos Bonecos do carnaval de olinda

Os famosos Bonecos de Olinda tem um dia reservado para encantar aos foliões. É na terça-feira às 7h que eles se concentram no Alto da Sé. A saída acontece às 10h, percorrendo todo o Sítio Histórico. Embalados por muita orquestra de frevo e acompanhados por uma multidão de foliões.

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores partes do Carnaval e você vai ficar impressionando com a altura destes bonecos. E também com a disposição de quem os carrega. Pessoas que amam o que fazem e merecem muito reconhecimento por isso! Os bonecos são tradição em Olinda desde 1932, com a criação do Homem da Meia-Noite e a cada ano ganha mais e mais popularidade.

Precisa ficar na muvuca ou tem opções mais confortáveis?

pessoas na Vulcan House carnaval de olinda

Tem opções mais confortáveis, sim! É inegável que o Carnaval de Pernambuco é um dos mais cobiçados do país, com isso, o aperto nas ruas está garantido. Se você não quer perder nenhuma atração mas também quer evitar o auê das multidões, os camarotes estão lá para isso! Indicamos o Vulcan House, um dos mais buscados e também com melhor infraestrutura. Localizado na Rua Bonfim, uma das principais do Sítio Histórico, ele oferece:

  • espaço de alimentação;
  • banheiros exclusivos;
  • muito conforto e segurança;
  • além de local arborizado;
  • e, claro, All Inclusive.

Ali você curte samba de roda e orquestra de frevo durante os quatro dias de Carnaval! Além do mais, o Vulcan House recebe todos os anos foliões de diferentes partes do Brasil e do mundo. Ou seja, além de curtir uma das melhores festas do país você, também, conhece pessoas queridas, animadas e de diferentes culturas. Quer algo melhor? 😍🍻

Curtindo o Carnaval de Recife

pessoas enchendo as ruas do Curtindo o Carnaval de Recife

Em Recife a programação também é intensa, por todos os cantos da cidade você encontra muitos palcos com diferentes apresentações. Tudo de graça, lindo e divertido. Além dos artistas que já citamos acima, já passaram por lá Jorge Aragão, Emicida, Jota Quest e muitos outros. Para você ter ideia, no ano passado foram mais de duas mil apresentações!

O palco principal é do Marco Zero, contudo os grandes nomes da música brasileira já citados podem se apresentar em outros mais descentralizados. Lugares estes que terminam sendo mais tranquilos, para chegar, sair, comprar bebidas e ir ao banheiro. A grade completa de Shows e horários dos mesmos é divulgada uma semana antes do início oficial do Carnaval. Não há dúvidas que iremos divulgar também, portanto, fique ligado no Facebook do TourOn. E, não esqueça de curtir a página para ficar por dentro de tudo! 👍👍👍

Aproveite que estará nessa cidade incrível e conheça os 8 Pontos Turísticos de Recife que Farão Seu Queixo Cair!

Como se deslocar em Recife e Olinda em época de carnaval?

meninas fantasiadas com placas de VÁ DE TÁXI no carnaval de olinda

É preciso dizer que não será assim tão fácil, o caminho entre Recife e Olinda fica muito congestionado (de verdade). Mas listamos abaixo algumas opções para você se programar e tornar tudo isso mais fácil.

  • Ônibus

Se você estará em Recife e quer chegar até o Recife Antigo (onde acontecem os principais Shows) o Expresso da Folia ajuda. Trata-se de um ônibus que liga os principais Shoppings da capital até o Marco Zero. Ano passado os ônibus saíram dos seguintes Shoppings:

  • Riomar, Recife, Plaza e Tacaruna e as passagens custavam cerca de 8 reais.

O Expresso da Folia funciona desde o sábado (dia do desfile do Galo) até o fim do Carnaval. 🚎

  • Táxis

Mesmo que existam muitos táxis que circulam entre Recife e Olinda, em dias de Carnaval eles sempre serão poucos. Se você escolher hospedar-se em Recife e ir para Olinda curtir não será tão difícil. O problema mesmo é a volta, no qual você precisa fazer uma longa caminhada até encontrar o ponto onde os carros chegam. Chegando lá, é necessário paciência para esperar um táxi vazio. Mas você vai encontrar! Apenas vai demorar um pouquinho, pois é Carnaval e tudo fica mais lento!

Uma dica valiosa nossa: quando estiver em Olinda e precisar voltar para Recife, desça do Sítio Histórico pela Rua do Amparo indo em direção à rodovia PE-15. Encontre o supermercado Atacadão e peça, dali, um taxi ou carro por aplicativo. Essa opção é muito mais tranquila e facilitará sua volta! 🚖

  • Carros por APP

Eles estão lá também e podem ser seu aliados do seu Carnaval. Em 2017 eles foram o grande Update na hora de escolher um transporte. Muitas pessoas que os utilizam falaram bem e consideraram o serviço excelente. Mas, como já é sabido, em dias de grandes eventos a tarifa é dinâmica. E, aquele precinho bom que só eles têm podem ficar um pouco salgadinho… 🚘

banner com #DicasTourOn

Manual de Sobrevivência para o Carnaval de Olinda e Recife

Para nós não basta que você saiba somente como é o Carnaval de Olinda e Recife, mas também que saiba como aproveitá-lo. Por isso trouxemos as #DicasTourOn, algumas orientações para você desfrutar dessa grande festa da melhor forma!

  1. Para aguentar o calor: o Carnaval de Olinda e a apresentação do Galo da Madrugada em Recife acontecem de dia. Com o sol rachando na molera e muita, mas muita gente na sua volta. Portanto, muita água nesse corpo, boné e protetor solar, ok!? Além, é claro, de alimentação leve como frutas, verduras e grãos integrais. Assim você garante muita energia para curtir sem se preocupar! Outra dica é levar barras de cereais na doleira ou no bolso.
  2. Roupas leves: é Carnaval e a vontade é de se adornar por completo, não é mesmo? Nada mais justo. Entretanto, busque roupas leves, simples e que você possa sujar. Porque isso vai acontecer! Por isso use Shorts, regatas e um tênis confortável. O que não impede que você faça lindas maquiagens e fique bem lindo para entrar no clima da folia.
  3. Segurança sempre: como você estará em um lugar com milhares de pessoas, busque usar uma doleira para guardar seu dinheiro, documento e carteirinha de saúde. Só isso! Nada de mochila nas costas ou bolsas de alça, está bem? Procure chegar no local com amigos para não precisar ficar usando celular lá. Mas se for necessário, deixe-o na doleira também. E para utilizá-lo tente se afastar da multidão!
  4. O sagrado banheiro: tanto em Olinda como Recife são disponibilizados banheiros químicos. Junto com eles, as grandes filas se fazem presentes. Portanto, lembre-se de carregar com você um pouquinho de papel higiênico, ok!? Em Olinda, muitos bares e restaurantes oferecem seus banheiros para os foliões. Mas nada é de graça, eles costumam cobrar entre 1 ou 2 reais pelo uso. No Recife Antigo, pertinho do Marco Zero, está a Praça do Arsenal. Lá os banheiros são limpinhos e ficam abertos até as 22h.

Você nunca esteve tão preparado para pular o Carnaval de Olinda

pessoas com máscaras no Carnaval de Olinda

O Carnaval é uma festa rica, histórica e cheia de nuances dentro do Brasil. Em cada canto você encontra formas diferentes de festejá-lo. Nós amamos absolutamente todos, os conhecemos e indicamos cada um. Neste post trouxemos tudo o que você precisa saber para curtir o Carnaval de Olinda, um dos mais especiais que temos.

Contudo, há muitos outros, como o Carnaval do Rio de Janeiro, Carnaval de Salvador ou Porto Seguro, por exemplo. Portanto, busque muita informação, descubra tudo o que você pode desfrutar em cada lugar e escolha aquele que faz seu coração bater mais forte. Para ajudar você a conhecer a diversidade carnavalesca do Brasil, trouxemos informações sobre o Carnaval de Salvador! Outra grande festa brasileira que pode te surpreender! 😍😍😍