Para conhecer os encantos da Serra Gaúcha, é preciso desbravar cada uma de suas preciosidades. Canela é uma delas, essa cidade que está à 7 km de Gramado, tem um jeitinho todos especial e lugares incríveis para se encantar. Portanto, listamos as melhores atrações em Canela para você criar um roteiro completo e desfrutar, de verdade, da Serra Gaúcha!

Confira as Principais Atrações em Canela e faça um lindo passeio!

Canela é aquela cidade que transita entre o Glamour serrano e a beleza natural. Sabe valorizar sua cultura imigrante alemã e italiana, mas também intercala essas tradições com as novas expressões artísticas do povo local.

São diversas as atrações que você encontra ao chegar lá. Abaixo estão as principais, dê uma olhada e anote tudo, ok!?

Parque do Caracol

vista geral da Cascata do Caracol - Atrações em Canela

A paisagem natural de Gramado é referência nacional e seu ícone é o Parque do Caracol. Pontualmente, a Cascata do Caracol é a principal atração. Essa beleza está em uma área de 25 hectares e 131 metros de queda livre. O Parque conta com uma infraestrutura completíssima, com churrasqueiras cobertas, banheiros e também trilhas bem sinalizadas para quem gosta de aventura.

É possível conhecê-la de duas formas:

  • Mirante do Parque do Caracol

Dentro do Parque do Caracol há um observatório de 30 metros. Ali são disponibilizados binóculos para avistar mais de perto a cascata. No entanto, ali você terá uma visão privilegiada. Para subir até no mirante há um elevador e, chegando lá, é possível ter uma vista panorâmica de 360º do Parque.

  • Bondinhos Aéreos

Os bondinhos se encontram dentro do Parques da Serra, onde além desta atração há lanchonete, lojinhas e também um mirante. Lá você encontra uma Estação Animal (espaço com trilhas para observação da fauna e flora da região). Além disso, nessa mesma estação, há um espaço com esculturas que falam. É muito interessante!

Mas, claro, a principal atração são os bondinhos aéreos. Seu percurso começa na estação central, sobe até a Estação Animal e termina na Estação Cascata. A vista é exuberante e todo o trajeto a Cascata do Caracol é pano de fundo até converter-se no cenário principal.

Saiba mais sobre o Tour que leva você até os Bondinhos Aéreos!

Catedral de Pedra – Nossa Senhora de Lourdes

igreja central de canela - uma das atrações em canela

Foto: Cleiton Thiele

O principal cartão postal da cidade é a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, popularmente conhecida como Catedral de Pedra. Esta, que também é uma das Sete Maravilhas do Brasil, possui um forte contraste com as demais construções da cidade. Não somente por seu estilo arquitetônico mas também pelos seus 65 metros de altura.

Construída em 1950 em estilo gótico inglês, a Catedral possui  12 sinos de bronze, fabricados na Itália e instalados em 1972. Além disso, à noite suas luzes coloridas bailam em um Show de Acendimento e quando descansam são vistas desde Gramado.

A igreja está aberta para visitação todos os dias, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Está localizada na Praça da Matriz, no centro de Canela.

Parque da Ferradura

vista do parque da ferradura - Atrações em Canela

Foto: Sérgio Tavares

Esta é uma das Melhores Atrações em Canela! Lá você tem contato profundo com a natureza e conhece de perto (bem de perto) os animais que ali habitam. O Parque da Ferradura se trata de uma área verde com muitas trilhas, para todos os níveis de preparo físico. A trilha principal exige mais resistência, uma vez que seu trajeto termina na borda do Rio Santa Cruz.

O Rio Santa Cruz é que contorna em forma de ferradura uma montanha superlinda. Daí o nome do Parque. Além disso, há um mirante de onde é possível ver tudo isso de cima. Ainda sobre as trilhas, há outras mais tranquilas, que não exigem tanto esforço.

O melhor vem depois da caminhada, que é o descanso no Restaurante Quatis. O mais legal é saber a razão do nome! Por lá é comum que vários quatis “invadam” o lugar em busca de comida e, claro, nada mais adequado que esse nome.

Prepare-se para divertir-se muito com esses bichinhos. Macacos e aves também se sentem muito à vontade com os turistas por lá. É uma experiência incrível!

Alambique Flor do Vale

vidro estiloso de cachaça do alambique sobre folhas secas - Alambique Flor do Vale uma das atrações em canela

Fonte: Alambique Flor do Vale

Sabemos que a Serra Gaúcha é conhecida pelas diversas vinícolas e vinhos de qualidade. O que você não sabia é que também tem espaço para a produção de cachaça. Isso mesmo, em Canela está o Alambique Flor do Vale e o produto deles é excelente.

Quem visita essa cachaçaria conhece todo o seu processo de produção, desde o cultivo da cana e fermentação até destilação e envelhecimento. O melhor é que o visitante tem direito a degustação e, ao fim, recebe o Certificado Cachacier Amador. 😎

Cervejaria do Farol

mesa farta comida alemã e certeza da Cervejaria do Farol - atrações em canela

Fonte: Cervejaria do Farol / Instagram

Você não curte tanto cachaça, mas adora uma cervejinha? Então passe na Cervejaria do Farol e prove as cervejas incríveis que produzem! O local é conhecido pelas produções artesanais de qualidade. Isso porque seus equipamentos foram trazidos da Alemanha e são de alto padrão. Aliado a isso, está a pureza da água utilizada, extraída de um poço artesiano de 180 metros de profundidade.

Além de ótimas cervejas, o Farol reserva um ambiente extremamente aconchegante, divertido e de bom gosto. Durante a noite o local funciona como bar, onde bandas tocam ótimas músicas e todos se deliciam com os produtos da casa.

Terra Mágica Florybal

dinossauros Terra Mágica Florybal - atrações em canela

Fonte: Terra Mágica Florybal

Esteja você com crianças ou não, este Parque merece sua visita. Se trata de um local com estátuas gigantes de personagens fantásticos e impressionantes. O Parque Terra Mágica Florybal reserva 67 mil metros quadrados de cenários cheios de narrativas, cores e magia.

Há mais de mil esculturas de bonecos gigantes, entre eles:

  • índios;
  • sereias;
  • duende;
  • guardiões da floresta;
  • e macaco.

Tem ainda  réplicas de dinossauros em tamanho real, que se movimentam e emitem som! Logo na entrada você já dá de cara com o Gigante Semeador, um boneco de 15 metros de altura.

As atrações são diversas, têm cinema 7D, Voo de Pterodáctilo, uma mina de ametistas e até uma mini fazenda de cacau. O Parque conta também com um lugar para relaxar e fazer aquele lanchinho, o Dino Lanches!

Alpen Park

pessoas andando nas trilhas nas alturas do Alpen Park - atrações em canela

Fonte: Alpen Park

Agora chegou a hora dos esportes radicais, aventura e diversão para toda a família. O Alpen Park conta com uma área de 60 mil metros quadrados com uma vista incrível. Lá você encontra mais de 15 brinquedos para todas as idades.

Entre as principais atrações estão:

  • Trenó

São 37 trenós importados da Alemanha. Você desce com eles um quilômetro cheio de emoção e aventura. A velocidade é controlada por você e é possível descer em até duas pessoas no mesmo trenó.

Você sabia que dá para aproveitar o Alpen Park e ainda conhecer os museus? Confira a Oferta!

  • Alpen Blizzard

Se trata da Maior Montanha Russa de Aço do Rio Grande do Sul. Nela, você percorre 438 metros, em uma altura de 15 metros e velocidade média de 55 km/h. A aventura dura cerca de 3 minutos e vale cada segundo.

  • SuperSalto

Esse é o momento de criatividade! Isso porque um elástico arremessa você a uma altura de 20 metros. Durante o salto você pode fazer as piruetas que desejar!

Além desses, têm:

  • tirolesas; 
  • arvorismo;
  • muro de escalada;
  • cinema 6d;
  • e espaço para crianças, o Alpen Kids.

O parque possui, fora essas todas essa atrações surpreendentes, ótima infraestrutura, com restaurante, estacionamento e ambulatório.

Pizzaria The Petit

Depois de passear, não há dúvidas que a fome bate! Quando acontecer, conheça a The Petit e delicie-se com suas pizzas fantásticas. A comida lá é muito bem feita, os sabores são diversos e o atendimento é excelente.

Você tem a opção de sentar-se do lado de dentro ou ficar no deck da entrada. Essa última opção é ótima, porque você pode comer e olhar o movimento da cidade que é lindo à noite.

Ah, e se estiver frio não tem problema. Eles disponibilizam aquecedores externos e o frio passa longe! Anota o endereço para não se perder. A Pizzaria The Petit fica na Av. Osvaldo Aranha, 435, bem no centro da cidade.

Aproveite e Dê uma olhada nos 8 Melhores Restaurantes de Gramado! É do ladinho!

Livraria Aroma Literário

espaço interno da Livraria Aroma Literário - atrações em canela

Este é aquele lugar aconchegante, tranquilo e estimulante. Você pode ir em busca de um livro ou somente para fazer um lanchinho, conversar ou descansar. A decoração é moderna e colorida.

Sempre há algum evento interessante! Ao chegar lá você pode encontrar o pessoal do Clube do Livro de Canela e juntar-se à eles. Tem também um grupo de teatro que ensaia lá às vezes. E se nada disso estiver acontecendo, você pode escolher um livro e relaxar com a leitura.

O Aroma literário está pertíssimo da Catedral de Pedra, chegar lá é muito fácil e, com certeza, você vai adorar o lugar!

Confira os Passeios em Gramado e Canela e deixe tudo reservado!

As Atrações em Canela Merecem Sua Visita!

calçada de pedras com e pés andando em busca de atrações em canela

Seja para hospedar-se em Canela ou somente reservar um dia do seu roteiro para conhecê-la, não deixe de ir até as atrações acima. Essa cidade tem tudo para fascinar você. Sua paisagem, cultura, gastronomia, arquitetura… Tudo por lá é encantador. ❤

Você já está por dentro das principais atrações em Canela, então não espere mais para criar seu roteiro e programar essa viagem. Já falamos que a cidade está a 7 km de Gramado, muito pertinho. Então, aproveite para saber mais sobre os Museus de Gramado e Canela e faça dessa experiência a mais completa! Ah, você conhece mais atrações em canela? Deixa aqui nos comentário para a gente e ajude mais viajantes a dar um ON no destino deles! 😉

Descubra o melhor da Serra Gaúcha - ver mais